CURTO CIRCUITO ITALIANO DE COLOMBO

Ivan de Colombo

                                           entrada no  Santa Gema ( precisamaos de um portal)

O Turismo no município de Colombo tem como principal atração o Circuito Italiano de Turismo Rural, criado em  05 de Fevereiro de 1999. A implantação do  Turismo tem o papel de  principalmente  preservar o meio ambiente, gerar empregos e renda no meio rural. Mas esse mesmo Turismo impede o  processo de desenvolvimento da região .
Fizemos um teste e  nosso ponto de partida foi pela Estrada da Ribeira , até chegarmos ao destino conversamos com diversos moradores da região do Rio Verde, Maracanã e Guaraituba, ficamos decepcionados, pois verificamos que muitos moradores de Colombo nunca fizeram um passeio no Circuito Italiano e outros não sabiam de sua existência.

O que chama a atenção é que não existe ao longo da Rodovia da Ribeira, placas que promovam o Turismo , lógico que isso não é para discriminar os moradores da nossa região, deve ser desatenção da Secretaria de Turismo. Por fim chegamos ao nosso destino, saímos  da estrada da Ribeira( próximo a Embrapa), entramos em uma ” Estrada de chão batido”,Bairro do SANTA GEMA, um local rodeada por um imenso matagal as margens da estrada , o que gera insegurança ao turista logo na entrada.
Pelo estado de abandono essa deve ser uma entrada clandestina que da acesso ao Circuito Italiano, mas é a única que temos do lado de cá, pois do lado de lá, a coisa é bem diferente.
Se essa entrada não for clandestina, e fazer parte do “Circuito Iraliano “, então me desculpem os vereadores e o prefeito, isso é um respeito ao povo do Guaraituba, temos que ter o mesmo tratamento dos nossos “IRMÃOS” que vivem no pequeno centro de Colombo. Não podemos ter vergonha de mostrar aos turistas a outra face de Colombo. 
O moradores do Zumbi dos Pamares, Vila Liberdade, Ana Terra , Guaraituba, Jardim Monza, Paloma, Rio Verde, Vila Guarani, Vila  São José, Guaraituba, Fátima , Campo Alto, Jardim da Graças, tem o mesmo direito, ou não tem ?

  
O Circuito Italiano de Turismo Rural é um projeto pioneiro no Estado do Paraná e foi criado pela Prefeitura Municipal de Colombo através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAA) em parceria com a Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC); a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER); Paraná Turismo e Eco Paraná, e atualmente vem sendo desenvolvido pela Secretaria Especial de Turismo.  
 
01 Fica as perguntas abaixo para ser respondida pela  Secretaria de Turismo,
02 Porque não existe interesse de promover o turismo tendo como entrada o  Guaraituba ?
03 Porque somente a entrada pelo centro de Colombo é promovida ? 
04 Porque o Circuito parece estar  sendo escondido na nossa região do Guaraituba e  Maracanã, pois  começa com uma estrada de chão na entrada do Santa Gema  e depois de 04 Km tem um asfalto escondido no meio do mato, isso me parece esconder algo ou  querem  se livrar de alguma coisa;
05 Porque existem colono Italiano saindo fora do circuito;
06 Quem são os responsáveis por derrubar alguma placas dentro do Circuito, evitando o acesso em algumas propriedades?

Não queremos ficar somente conhecidos  pela parte ruim de nossa cidade, violência , terra dos buracos, terra da bala e região de enchentes etc.

Merecemos o mesmo tratamento do povo que vive no centro, ou já começou o processo de emancipação ?

Se estiverem dividindo a Cidade nos avisem antes para termos também o nosso  prefeito.

Apesar de nosso protesto , não podemos deixar de fazer o convite para que visitem Colombo ! 
 A “Terra da Bala’  e do vinho também.

Vamos conhecer agora os diversos locais abertos a visitação permitindo que os visitantes conheçam lugares históricos que contam a trajetória dos imigrantes italianos, contemplem as belezas naturais, a herança dos costumes dos italianos, na religiosidade, nas comidas típicas, na arquitetura e no folclore, deve ser divulgado primeiro para nós os moradores.    

Posto de Informações Turísticas
 No Posto de Informações turísticas você encontra informações, folhetos e folders do Circuito Italiano de Turismo Rural. Agendamento de visitas às propriedades com guias credenciados pelo Ministério do Turismo.
Localizado na Rodovia da Uva, 270, Bairro Roça Grande.
Fone – (41)3656-6639.
Secretaria Municipal de Turismo

Localizada próximo ao Parque Municipal da Uva, é responsável pela organização e desenvolvimento de atividade turística no município. Nela são desenvolvidos os projetos para implementação do turismo, principalmente o Circuito Italiano de Turismo Rural.
Rua Antonio Gasparin, essa casa ficou famosa também no CQC em rede nacional.

Aviso !
Não venham pela a  Estrada da Ribeira !
pois aqui começa um “Curto Circuito Italiano”  
Ivan de Colombo

Share This Article
Leave a comment