CRISE NO BRASIL AFETA O SETOR DE COMBUSTIVEIS

Ivan de Colombo

 
Revendedores de combustíveis dissem que estaão  enfrentando dificuldade para obter gasolina. As distribuidoras estão racionando a entrega do produto.
O motivo, segundo donos de postos e representantes do setor, é a baixa produção de etanol anidro no começo da safra da cana.  A rede Ipiranga, que atua em todo o país, afirmava  que está racionando para evitar desabastecimento. Representantes de entidades dizem, porém, que o problema é pontual e que afeta mais postos de bandeira branca (sem vínculo direto com distribuidoras. De acordo com o presidente do Sincopetro (sindicato dos revendedores de SP), José Alberto Paiva Gouveia, as distribuidoras têm cortado os pedidos à metade para evitar o desabastecimento.
Dados do Sindicom (sindicato das distribuidoras) apontam alta de 30% (total de 600 milhões de litros semanais) no consumo da gasolina nas últimas semanas, na comparação com os números do começo do ano. A Petrobras importou 1,5 milhão de barris de gasolina comum só em abril para garantir o abastecimento. Em todo o ano passado, foram 3 milhões de barris. O etanol anidro compõe 25% da gasolina e na última semana fechou cotado a R$ 2,72 o litro.  ‘LUTA DIÁRIA’ Em Colombo e região agora falta Etanol nos postos, mas foi só abaixar o preço que o Etanal sumiu das bombas, mas quem  apareceu foi a gosolina. Éra  uma luta diária para conseguir gasolina que compensava devido o alto custo do Etanol. Quem mente e quem fala a verdade sobre a falta dos produtos.  Na capital, também há relatos de problemas de abastecimento. Em um posto , o tanque de 30 mil litros de gasolina chegou a ficar vazio ontem à tarde. “Tinha pedido 15 mil litros, mas só mandaram 10 mil”, contra o dono do posto. Não existe motivo para a falta de combustiveis, mas afirmou que pode ser uma estratégia das distribuidoras para driblar a baixa oferta do anidro no mercado. A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes) diz que o problema de falta de álcool e gasolina foi pontual e afetou apenas alguns postos de bandeira branca. Dica ING : Cuidado  na hora de abastecer o seu carro FLEX, você pode estar pagando pela gasolina e o seu tanque sendo abastecido com Etanol, não confie , acompanhe o frentista.

Share This Article
Leave a comment