Diálogo com professores está retomado, diz Romanelli‏

Ivan de Colombo

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli, se reuniu na tarde desta quinta-feira (21), com os representantes dos servidores públicos para buscar uma nova proposta de reajuste salarial. Segundo Romanelli, a reunião serviu para retomar de forma definitiva o diálogo e expressar o desejo dos deputados da base aliada do governo sobre o tema.

“A base de apoio decidiu apresentar suas alternativas e propostas para superar este empasse que estamos vivendo”, disse o deputado. “Desejamos um reajuste que possa repor os salários na sua plenitude, ou seja, o índice do IPCA de 8.17%. Mas, por outro lado, reconhecemos as dificuldades que o Governo tem hoje para efetuar todo este reajuste”, pontou. O Governo do Estado apresentou nas primeiras discussões com os sindicatos uma proposta de reajuste de 5% dividido em duas parcelas, o que foi rejeitado pelos sindicatos, que pedem 8,17% em parcela única.

Segundo o líder do governo, uma alternativa seria o pagamento do índice solicitado pelos sindicatos mas com parcelamento. “A proposta que estamos discutindo é o pagamento em duas parcelas, uma no segundo semestre de 2015 e a outra no primeiro de 2016 com a garantia do zeramento de qualquer de perda financeira para os servidores”. O problema estaria no pagamento em uma única parcela no exercício financeiro de 2015. Por isso, outra proposta apresentada por Romanelli aos sindicatos foi a antecipação da data base do ano que vem e a concessão do IPCA relativo a maio e a dezembro de 2014. “Isto seria uma alternativa viável financeiramente e economicamente para o estado e sem perdas para os servidores”, frisou o parlamentar.

Projeto –

 O envio do projeto de reajuste depende da conclusão das negociações para ser enviado para apreciação dos deputados. O líder do governo disse ainda que está em contato frequente com o governador Beto Richa e que ele expressou sua plena disposição para encontrar uma solução. “Vamos trabalhar, não há outro caminho. Democracia é diálogo e construção de soluções”, completou Romanelli, que deverá encontrar-se ainda hoje com o governador para expor os pontos da reunião de hoje. O procurador Dr. Olympio de Sá Sotto Maior também esteve no encontro. “Uma presença importante, pois o MP exerce uma função de mediação e acredito que neste caso específico acaba somando para que nós possamos criar um ambiente para a negociação”.

Share This Article