Termina a I Semana do Meio Ambiente em Colombo

Ivan de Colombo

Aproximadamente, 1.600 alunos de escolas municipais participaram de atividades educativas, culturais, palestras e ecoturismo

            Chegou ao fim nesta sexta-feira, 12, a I Semana do Meio Ambiente de Colombo realizada no Parque Municipal da Uva. A ação promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente reuniu aproximadamente, 1.600 alunos de escolas municipais, contemplando 21 escolas do município.

            A ação, que teve como objetivo promover o conhecimento e a reflexão em relação aos cuidados com o meio ambiente, também contou com a participação das Associações Beneficentes – Rosana Catallini e Instituto Beija Flor e 42 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que realizaram a exposição dos trabalhos produzidos por meio do projeto “Brincadique?”.

            E cinco Projetos Pró-Criando, incluindo o Monte Castelo, Santa Fé, Irmão Caçula, Ana Rosa e Sede também marcaram presença, além de 21 universitários e voluntários. “Ficamos satisfeitos com a presença e a participação de todos durante os cinco dias de conscientização e das atividades educativas, culturais, palestras e ecoturismo”, ressalta a prefeita Beti Pavin.

  Evandro Busato O secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato, disse estar feliz com o resultado da ação que visou incentivar as pessoas em relação à educação ambiental. “Levamos as informações ao maior número de pessoas possível. Nossa intenção foi estimular os cidadãos a desenvolver ações e atitudes ambientais corretas com o objetivo de melhorar os hábitos diários e também a qualidade de vida do município”, destaca o secretário.

Sobre a programação

            Durante a abertura da I Semana do Meio Ambiente, no dia 08, a Prefeita Beti Pavin e o Secretário do Meio Ambiente Evandro Busato participaram da solenidade. O coral de música do Instituto Beija Flor realizou uma apresentação e no período da tarde foi ministrada uma palestra sobre “Cidade Limpa e organizada é responsabilidade de todos”.

            A palestra “A importância da Água” marcou o segundo dia, ministrada pelo técnico da Sanepar e geógrafo, Irineu Bonfim.  O Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva também foi palco da peça de teatro “Super Limpos enfrentam o Dr. Sujão” e da apresentação musical com Violão – realizada pelos alunos do Projeto Pró-Criando: Monte Castelo, Santa Fé, Irmão Caçula e Ana Rosa. Os visitantes também conheceram os estandes dos expositores, além de participar de atividades educativas e culturais.

            No terceiro dia, o tema escolhido foi “Agricultura na escola – reaproveitamento de alimentos”. Os participantes assistiram à palestra sobre o Projeto Agricultura na Escola e a peça de teatro “Reaproveitamento de Alimentos”. No período da tarde foi realizado o teatro “Fulaninho, o cão que ninguém queria” – sobre a Guarda Responsável de Animais.

            Durante os três dias, os alunos das escolas municipais de Colombo dos 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental prestigiaram as barracas temáticas e exposição do Projeto Brincadique? – da Secretaria de Educação.

            “É importante a nossa conscientização em relação as nossas atitudes e, principalmente, o papel que temos no desenvolvimento sustentável. É nosso dever colaborarmos com a preservação ambiental”, destaca o secretário da pasta.

            E para encerrar as atividades na quinta-feira, 11 e sexta-feira, 12 aconteceu em período integral Ecoturismo com visitas técnicas no Museu Municipal Cristóforo Colombo, Parque Municipal Gruta do Bacaetava, Trilha Ecológica e Viveiro Municipal além de uma análise dos rios de Colombo.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Colombo

Share This Article