Uma “Cidade Limpa” é responsabilidade de todos

Ivan de Colombo

Hoje encontreiDSC_4528 o vereador Renato da Farmácia, acompanhando a coleta de entulhos nas ruas do Jardim Monza. Esse trabalho já  foi realizado e não faz muito tempo pela Prefeitura Municipal de Colombo, através Secretaria de Obras e Viação e a Secretaria de Meio Ambiente.

Porém, não está sendo fácil, a cada dia aumentam os descartes, existem casos em que um dia após a coleta, o morador acaba fazendo novos descartes, isso quando não resolve atear fogo. O que está faltando é educação ou  fiscalização?

As pessoas sabem o horário que passa o caminhão de coleta, mesmo assim colocam o lixo em dia ou horário em que não acontece a coleta do lixo, o resultado são lixos esparramados nas calçadas. Outro problema de acumulo de lixo nas rua são causados por catadores com carrinhos que após escolherem os materiais recicláveis, acabam descartando o restante em qualquer lugar.

É lógico que o maior problema são os materiais não recolhidos pelos caminhões de coleta da empresa contratada ( Sofá, Materiais de construção, poda de árvores e madeiras). Para esses materiais, a prefeitura precisaria elaborar um calendário de coletas seletiva nos bairros e  fora estas datas  o cidadão agendaria a coleta. Essa atitude manteria a cidade limpa,  mas infelizmente existe sempre aqueles que adoram não respeitar as Leis, nesse caso cabe as penalizações conforme a Lei que venha regulamentar esse tipo de infração.

Share This Article