Cadastramento para biometria gera tumulto e demora no Fórum de Colombo

Ivan de Colombo

O  Tribunal Regional Eleitoral(TRE) pela primeira vez está cadastrando os eleitores de Colombo para o sistema biométrico que será utilizado na próxima eleição municipal. O sistema criado para dar mais segurança às eleições e  identifica o eleitor pela digital, está gerando tumulto e demora nessa primeira faze de recadastramento. Ontem, terça-feira, as reclamações eram cada vez maiores a cada chamada de leitores que haviam agendado horário pela internet. Para quem não agendou a espera nas filas ou sentada embaixo da tenda eram de até 6 horas.

Sentindo na Pele

Em virtude das inúmeras reclamações de pessoas que vão até ao Fórum sem agendar o atendimento, fomos verificar de perto a situação. Para trazer maior clareza a essa matéria fomos participar da biometria sem o agendamento. Chegamos as 09:00 e já encontramos filas, enquanto a tenda instalada no lado externo do Fórum com a capacidade estimada entre 100 a 120 pessoas  já estava lotada. As senhas coloridas estão classificadas por ordem alfabética e nós pegamos a senha R171, ao nosso lado uma idosa de 71 anos pegou a senha P-54. Depois de 5 horas e 22 minutos de espera a senhora da senha P54 foi atendida. Como disse a revolta dos eleitores que deixaram seus afazeres em casa ou saíram do trabalho era em relação a prioridade de atendimento para os ” agendados a letra AG.

DSC_5090Infelizmente não podemos mostrar as fotos e filmagem internas pois fomos proibidos de fazer o registro e inclusive alertados por uma funcionária da existência de processos internos que poderão punir pessoas que estão divulgando o sistema de biometria, segundo a funcionaria as informações divulgadas estão erradas, porém não esclareceu quais são.

Em relação ao meu atendimento, os ponteiros do relógio apontavam 16:00  horas, 6 horas de espera  e o numera chamado ainda estava no R-101. Acabei desistindo e passei a minha vez  para uma cidadão com a senha R-330, depois levei ao conhecimento dos vereadores da Câmara Municipal os problemas enfrentados pelos eleitores colombenses na hora de realizar o recadastramento do Titulo de Eleitor.

Agendamento via Internet

Para os eleitores colombenses, principalmente idosos, deficientes e trabalhadores  não serem prejudicados pela nova forma de identificação, recomenda-se fazer o agendamento, pois com o pré-.agendamento o atendimento é rápido. Não esqueçam de levarem um documento com foto, titulo de eleitor e comprovante de residencia para comprovação. Para quem não agendar, aproveite para levar água e lanche. Ontem, por conta da demora no atendimento, além dos tumultos e, até mesmo desistências, pessoas que aguardavam criticaram o processo biométrico. lembrando que os procedimentos adotados no  “Recadastramento Eleitoral ” é de responsabilidade do TRE. A sugestão de instalar uma posto de atendimento na região do Guaraituba e Maracanã não foram aceitos em determinação à normas internas.

 Agora veja a matéria que o Blog vem divulgando, se estiver errado então fomos induzidos ao erro pelo próprio TRE.

Eleitores de Colombo “poderão” ter seus Títulos cancelados

Eleitores de Colombo “poderão” ter seus Títulos cancelados

TITULO BIOMETRICO
 O TRE, está implantando em Colombo o sistema Biométrico que será usada na próxima eleição. Os eleitores colombenses devem comparecer até o dia 28 de agosto no Fórum Eleitoral de Colombo, para regularizar a sua situação, caso isso não ocorra será impedido de votar nas eleições de 2016. Todos os eleitores inscritos ou transferidos para o município devem comparecer a revisão para confirmar seu domicílio, sob pena de cancelamento da inscrição daqueles que não se apresentarem.

Documento com foto – podendo ser: carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, carteira profissional, passaporte modelo antigo (verde), passaporte modelo novo (azul) que deve ser complementado por outro documento, pois não possui registro de filiação, carteira de motorista.
Título eleitoral original.
Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Comprovante de endereço.

Local para recadastramento
Fórum Eleitoral de Colombo
Endereço: Rua Francisco Camargo, 759
Dias e horários: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: 41-3656.3532 / 1992

Atenção: O horário para atendimento pode ser agendado no site do Tribunal Regional Eleitoral: www.tre-pr.gov.br devendo comparecer para o procedimento munido de documentos.

Share This Article