Tem vereador acomodado em Colombo ??

Ivan de Colombo

Antes mesmo da oficialização da abertura ou não da janela que possibilitará o troca-troca de vereadores eleitos, migrarem para outra sigla sem o risco de perder o mandato. Enquanto isso as reuniões partidárias em busca de novas filiações estão a todo vapor. Existe também os candidatos que receberam muitos votos na eleição passada e não conseguiram se eleger que estão valorizando o passe. Nos  bastidores a guerra já está declarada entre os partidos em de novos filiados. Em um dos casos além do bate boca sobrou até empurrões entre presidentes, mas tudo dentro da ” democracia”, rsrs.

Voltando ao caso dos decisãocandidatos puxadores de votos que foram prejudicados pelas coligações, o fim do sistema visa corrigir essa distorção para a eleição de 2016.  Por outro lado, o novo sistema põe em risco a reeleição de alguns vereadores, pois se for à frente, eles terão que se preocupar em formar uma boa chapa de candidatos dentro do próprio partido para poder atingir o coeficiente eleitoral ou aproveitar a janela e se organizarem. Não podemos ver isso como infidelidade, mas uma forma de sobrevivência politica.

Para a eleição de 2016, cada partido poderá registar 25 candidatos, sendo 17 vagas para homens  e 8 para mulheres, que disputarão uma vaga de vereador em Colombo. Na prática, os partidos devem organizar melhor a sua base de candidatos e selecionar aqueles  com possibilidade de terem uma votação mais expressiva. Nesse quesito o PSDC e o PMN já estão bem adiantados.

DSC_7240É bom lembar que na ultima eleição em Colombo tivemos casos de candidatos que tiveram uma boa votação e só estão de fora por causa da coligação, são candidatos que tiveram entre 1000 à 1478 votos.

QUEM VIVER VERÁ !!

Share This Article