Em Colombo, o artista Rogério Aquino recicla lixo e transforma em arte

Ivan de Colombo

O artista colombense Rogério Aquino está expondo a sua arte na Casa da Cultura em Colombo, com o tema ” Questionamentos”. O artista retira do lixo a matéria prima necessária para realizar o seu trabalho, e com isso é capaz de revitalizar o conceito do ser humano da sua real participação na preservação da natureza e a sociedade de modo geral sentir o quanto somos culpados em contribuir com a destruição do planeta. Neste contexto, a obra de Aquino é uma combinação original de figuração e abstração, com um forte cunho cultural através de uma nova conjuntura artística sustentável. ” A arte com o reciclado, não são obras de decoração e nem para pendurar nas paredes, elas servem de reflexão”, disse o artista.

aquino 3Os alunos do Colégio Abrahan Lincoln, visitam a exposição e ouviram do artista a importância da reciclagem e  a relevância de se transformar o lixo em algo novo e ao  mesmo tempo com a sua arte, impactar na preservação e otimização do meio ambiente.

Porém, não basta existir o artista se o trabalho não for divulgado e não existirem espaços para que as suas obras possam ser apreciadas. É por isso que vejo na reforma da Casa da Cultura, da Casa do Imigrante Italiano e posteriormente a inauguração do CEU( Centro de Artes e Esportes Unificados), ferramentas de suma importância para o resgate da Cultura e da arte colombense.

Aquino 1

Durante a apresentação das obras para os alunos do Abrahan Lincoln, cada um foi se identificando com cada objeto usado na arte, e reconhecendo que eles fazem parte do seu dia a dia, mas acabam sendo despachados no lixo comum, uma vez que na sua maioria podem ser reciclados e  reutilizados em diversas formas e formatos pela industria. É justamente essa a mensagens que o artista tenta mostrar em sua arte. A maioria dos  alunos com idade entre 12 e 14 anos, admitiram que não praticam a reciclagem do lixo, mas vão voltar para casa com uma nova  lição do “professor  Aquino” sobre a importância de preservar o meio ambiente através da reciclagem.

aquino 10A Casa da Cultura, recentemente revitalizada, deixa de ser um local para preservar um ” um arquivo morto”,e assume mais uma  função, abrir as portas para que artistas como Rogério Aquino e outros que ainda virão, tragam vida e mantenham a história e a cultura viva e inovadora a cada dia. ” O lixo elevado ao nível da arte, pode nos levar a vários questionamentos”, Rogério Aquino.

Os eventos culturais realizados dentro ou fora dela, anunciam a iminente  mudança política colombense em relação a valorização e o resgate da cultura da nossa cidade. De qualquer modo, essa exposição de Rogério Aquino não deve ficar somente na ideia de que é apenas uma obra com materiais reciclados, mas um alerta à necessidades de haver mais investimentos nas políticas públicas que preserve o meio ambiente e valorize a cultura.

Quero parabenizar o secretário Antônio Ricardo Milgioransa, (Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e trabalho) e a diretora do departamento de Cultura, Rita de Fátima Straioto, pelo excelente trabalho questão realizando em Colombo com apoio da Prefeita Beti Pavin. Aos poucos Colombo vai descobrindo qual é a “Cara Cultural da cidade”, para isso é fundamental que todos os artistas de diversas áreas participem para contribuir com o resgate da história e da Cultura da nossa cidade.

Share This Article