Bairro Alto Maracanã recebe ações do Programa Nosso Bairro neste sábado

Ivan de Colombo

O Programa Nosso Bairro está de volta. Nesta 4ª edição, que acontece neste sábado, dia 03, das 9 às 16h, na Escola Municipal Heitor Villa Lobos – os moradores do bairro Maracanã e região terão a Prefeitura Municipal de Colombo e instituições parceiras perto de casa em um dia acessível para muitas pessoas que durante a semana têm outros compromissos.

Os moradores desta localidade contarão com uma programação diversificada, com atividades culturais, serviços, atendimentos e orientações, que visa promover benefício à comunidade. Este trabalho concentrado terá as secretarias municipais efetuando diversos atendimentos, encaminhamentos e esclarecimento de dúvidas.

“Estamos realizando este evento para oferecer mais momentos de cidadania para a população”, destaca a Prefeita Beti Pavin que lembrou as ações já realizadas nos bairros Roça Grande/Osasco, Guaraituba e Monte Castelo.

O presidente da comissão organizadora do evento, o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, destacou os serviços que estarão disponíveis. “Teremos todos os departamentos do município realizando serviços diversos junto aos moradores e ainda apresentações culturais, atividades de lazer e entretenimento para as crianças”, informa Milgioransa.

Serviços
Durante todo dia serão oferecidos os seguintes serviços: legalidade da empresa, como abrir um negócio ou ampliar, linhas de crédito, seguro desemprego, cadastro do trabalhador, vagas de emprego e estágios e cursos profissionalizantes.

Os moradores vão poder levar gratuitamente mudas de olerículas e folhagens. Também aproveitarão para averiguar questões como alvará de licença, cadastro imobiliário, IPTU/Dívida Ativa, ITBI, ISSQN, nota fiscal eletrônica e demais serviços disponibilizados no portal.

Diversos serviços, atendimentos e orientações estarão à disposição dos moradores, entre eles: cortes de cabelo, manicure e oficina de Biscuit. Além de orientações e atualização do cadastro do Programa Bolsa Família e orientação Social.

Ainda haverá a consulta sobre orçamentos para o Programa de Pavimentação Comunitária. Os moradores vão contar com orientações sobre o programa de coleta seletiva, sobre os pontos de entrega voluntária de resíduos especiais junto ao caminhão da coleta seletiva (pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos), entre outras questões relativas ao meio ambiente.

Atendimentos
Dentro dos atendimentos acontecerão orientações sobre: saneamento ambiental, sistema de tratamento de efluentes/esgotos; prevenção a doenças como dengue, leptospirose e loxoceles. Também haverá orientações sobre o controle da população de cães, zoonoses e guarda responsável.

E campanhas Paraná Livre da Fumaça do Tabaco Campanha e Outubro Rosa – relacionada saúde da mulher. Haverá o cantinho da amamentação, além de aferição da pressão arterial, glicemia capilar, cantinho da amamentação e orientações gerais sobre a saúde do homem, do idoso, sobre o câncer e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e orientação sobre escovação.

A ação ainda terá espaço para contação de histórias, modelagem com massinha, pintura em guache, desenho, exposição, apresentação de teatro e de danças. Na parte esportiva acontecerá caminhada matinal e outras atividades recreativas e de lazer.

As questões sociais serão tratadas por meio da atualização do CADÚnico, serviço de manicure e cabeleireiro. Também serão passadas orientações para os mutuários sobre o Fundo da Habitação e cadastro da demanda habitacional. A manutenção de ruas, calçadas, limpezas e trabalhos na região foram feitos antecipadamente e continuarão durante e após a ação.

Para completar, os alunos do Colégio farão uma apresentação de Capoeira Muay Thai, Grupo Plena Atitude – Hip Hop e dos medalhistas dos 62º Jogos Escolares 2015 e III Campeonato Paranaense de Atletismo Paraolímpico, e também a exposição artística de Rogério Aquino e Pablo Aquino.

Esta iniciativa é uma ação da Prefeitura Municipal e contou com o apoio da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sanepar e Copel.
Confira o cronograma cultural:
Abertura – Apresentação com a FAMCOL
– Feira de artesanato
– Dança Cigana
– Música sertaneja de Raíz

– Danças, capoeira e Muay-tai

Encerramento – com a dupla Henrique e Lorhan.

Serviço:
Evento do Programa Nosso Bairro no Jardim Adriana
Data: 3 de outubro (sábado) – das 9h às 16h
Local: Escola Municipal Heitor Villa Lobos
Endereço: Angelina Cavali, 292

Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo

Share This Article