Richa mostra potencial do Paraná aos chineses

Ivan de Colombo
Governador Beto Richa durante reunião na ApexBrasil, com empresários, presidente e diretores de empresas da China. Pequim, 16/10/2015. Foto: Divulgação

O governador Beto Richa (PSDB) conversou nesta sexta-feira (16) com empresários chineses na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), em Pequim. Richa mostrou um panorama da economia nacional, apresentou as vantagens de investir no Paraná, e destacou que o atual momento brasileiro exige novos desafios. “Os investidores sabem melhor que ninguém que a palavra crise, hoje tão relacionada ao nosso País, também está associada a novas oportunidades. Nós acreditamos que, por suas dimensões e seu dinamismo, o Brasil logo vai retomar os trilhos do crescimento e, desta vez, de forma mais sólida e sustentável”, disse.

O Paraná se diferencia nesse cenário, de acordo com Richa, graças às medidas de enfrentamento à crise econômica nacional, que preveem parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. “O Paraná é o estado brasileiro menos impactado pela crise. Esta condição se deve a várias medidas de governança adotadas nos últimos cinco anos”, explicou. Richa ressaltou que a estratégia do Estado foi manter um diálogo franco e produtivo com as empresas.

Richa apresentou o programa Paraná Competitivo, criado em 2011, que atraiu novas empresas e mais de R$ 35 bilhões em investimentos ao Estado. Richa apresentou também as estruturas nas áreas de ciência e tecnologia e infraestrutura e destacou que o Paraná é o Estado com a maior rede de ensino superior com sete universidades estaduais e públicas presentes em todas as regiões e três institutos públicos de pesquisa e desenvolvimento. “Juntas, essas instituições possuem 100 mil estudantes universitários”, disse.

A localização estratégica do Estado, próximo a outros países do Mercosul e do maior mercado consumidor brasileiro, a mão de obra qualificada e o ambiente propício para o empreendedorismo e para os investimentos tornam o Paraná o cenário ideal para a atração de empresas estrangeiras. “O Paraná assumiu, para muitas empresas europeias e asiáticas que se instalaram em nosso Estado, a posição estratégica de plataforma de exportações destinadas à América Latina e aos Estados Unidos”, completou Richa.

Acompanharam a apresentação os empresários Darren Lu (Foton Brazil), Leo Liu (Baic International Development), Han Ren (Brilliance Auto International Trade Corporation), Jerry Lee (Sinotruk), Peter Wang (Hawtai Motor Group), An Haijing (China Communications Construction Group), Fu Youngjun (China Gezhouba Group International), Huo Jinhai (China Construction International Corporation), Stella Lee (Huawei), Yu Dan (Baidu), Jackei Wang (Hisense International), Tim Wang (Johnson Eletric Group), Cheng Gang Julio (Alibaba), Li Shao Jun (China Council), entre outros.

Share This Article
Leave a comment