Moradores do Jardim Marambaia contam com hortas em casa

Ivan de Colombo

            A possibilidade de ter um espaço para cultivar e consumir produtos orgânicos de graça foi o que motivou a Prefeitura de Colombo a apoiar o projeto da Engenheira Ambiental, Laura Mezzaroba de Lima – que beneficia 83 famílias do bairro Jardim Marambaia a cultivar a sua própria horta em casa.

            A ação será desenvolvida pela Prefeitura de Colombo, por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente com a parceria do Governo do Estado.

            A secretaria de Agricultura e Abastecimento disponibiliza a terra preta para o cultivo das plantas. “A nossa intenção é valorizar as boas ideias, principalmente, aquelas que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos moradores de Colombo”, destaca o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

            O objetivo do projeto é incentivar à população a ter a sua própria plantação, além de realizar um trabalho de educação ambiental e arborização urbana. Pois, além das hortas, também foi realizada a arborização urbana, para recuperar a mata ciliar do Rio Atuba.

            Antes da ação de arborização foi realizado um mutirão para a limpeza das margens do Rio Atuba, onde serão plantadas as árvores frutíferas. “Disponibilizarmos manilhas para floreiras, placas “proibido jogar lixo” e a coleta do lixo”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Arborização Urbana

            Dando continuidade ao projeto, nesta quinta-feira, 22, foi realizada a arborização para recuperar a mata ciliar do Rio Atuba. No local existiam moradias da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) e agora os moradores foram reassentados em um local mais adequado.

            O projeto tornou-se realidade, após as mudas de árvores nativas serem doadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a pedido da (COHAPAR), pois a área de plantio é um lugar de Preservação Permanente (APP), localizado ao lado do Rio Atuba. “Serão plantadas mudas de árvores nativas da região, visto que é uma área de preservação ambiental”, destaca a coordenadora do projeto.

            Entre as 188 espécies de árvores frutíferas que foram doadas pelo IAP – estão às nativas, como por exemplo, a pitanga e araçá que foram plantadas ao lado do rio. “Já as mudas de limão, laranja, goiaba e mimosa foram plantadas próximas às casas da população” diz a engenheira.

A horta

            O projeto visa orientar as famílias sobre o plantio e os cuidados que se devem ter para conservar a horta em casa. “Para fazer as hortas, cada família deve preparar seu próprio canteiro em locais que haja luminosidade do sol em algumas horas do dia”, destaca Laura. Para a realização do projeto a prefeitura disponibilizou 288 mudas que foram divididas e distribuídas paras 30 pessoas.

            Para as famílias que tem interesse, porém não contam com espaço adequado para fazer a horta, a coordenadora ensina a técnica. “É necessário reservar vasos ou potes grandes de margarina com furos embaixo, ou ainda cortar uma garrafa pet. E preencher o vaso ou o pote no fundo com argila expandida ou brita, antes de colocar terra, para facilitar na drenagem e para evitar que a terra escape pelos furos” explica Laura.

            Já as mudas de couves, devem ser plantadas próximas à parede, ou em algum lugar que ela possa se escorar e em relação ao cultivo das alfaces – é necessário um palmo de distância de uma muda da outra, já que elas crescem para os lados.

Fonte: Prefeitura Municipal de  Colombo

 

Share This Article
Leave a comment