As atitudes de um pré-candidato a vereador define o seu futuro como vereador

Ivan de Colombo

O Câmara de Vereadores em qualquer parte do território brasileiro, é a casa de leis onde se reúnem os representante eleitos pelo povo, porém todos estão ligados a um partido político. Em Colombo atualmente são 21 vereadores, mas para 2017 a atual Câmara reduziu para  17 cadeiras. Durante os últimos três anos da atual legislatura, houve espaços para discussão, debates, confronto ideológico, troca de visões e opiniões, mas nunca houve registro de violência verbal ou física, já nas reuniões de comissões…. não temos conhecimento.

Nesse ano, no mês de outubro, teremos eleições para o Legislativo e para o executivo e o resultado não impedirá o surgimento dos grupos de situação e oposição. No entanto, ser vereador de situação não é muito diferente de ser da oposição, a diferença existe apenas que a situação representa o poder o Executivo. Porém quem ocupou no passado o bloco da oposição, hoje  ocupa o espaço de situação, e assim será a cada troca de prefeito.
Ao contrário do que muitos pré-candidatos pensam, a decisão do partido funciona como um sombra que acompanha o mandato do vereador eleito, mesmo havendo a  discordância do vereador o mandato pertence ao partido, nesse caso o bom senso acaba prevalecendo. É por isso que o pré-candidato a vereador precisa aprender a forma de  como se respeita a opinião dos outros, mas mais importante, a importância que cada vereador tem no bom desempenho e sucesso de seu mandato. Outra coisa importante de ressaltar é que um vereador não consegue aprovar Leis e Projetos de sua autoria sem conquistar a maioria dos votos dos outros vereadores.
Vejo ainda de forma tímida, ações de pré-candidatos já atuando como vereador, por um lado demonstra que o pretendente ao cargo tem vontade de trabalhar e suas atitudes podem credencia-lo com o cargo pretendido, por outro lado, no exercício do mandato as atitudes mudam automaticamente, nem tudo pode fazer conforme muitos pensam, Depois de eleito a prática da ” mãos na massa” dá lugar ao cumprimento do Regimento Interno, a Constituição Federal e a Lei Orgânica.
Ser pré-candidato ou ser vereador, não importa, ambos precisam respeitar e resolver as suas diferenças pelo debate político, sendo que, dentro da  Câmara discutem-se ideias, projetos e política. Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditarem que o tem, se acham no direito de subestimar os outros.
 Fica a Dica
Share This Article
Leave a comment