Lula negocia a renuncia da presidente Dilma Rousseff

Ivan de Colombo

O ex-presidente Lula, está ciente da  aprovação do pedido de impeachment no senado e para evitar uma segunda derrota no STF, já negocia acordos com  com vários partidos para salvar a presidente no Senado Federal, em troca haveria a renuncia da presidente. Dilma inclusive já estaria disposta a renunciar aos dois anos de mandato que lhe restam e convocar novas eleições presidenciais para outubro caso o Senado vote pela sua absolvição.

O acordo está sendo costurado nos bastidores pelo ex-presidente Lula, que em caso de eleições antecipadas será o candidato do Partido dos Trabalhadores à sucessão de Dilma. A medida conta com o apoio do Ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e de vários membros do governo e do PT, que consideram que a ida às urnas é a única forma de salvar o partido.

A quem afirme que a proposta já conta com o apoio de vários senadores, que dentro de pouco mais de uma semana vão votar o futuro do pedido de destituição de Dilma. Ontem mesmo, um grupo de senadores que na véspera esteve reunido com Lula entregou no Palácio do Planalto uma carta solicitando a Dilma para ter “um gesto de grandeza e coragem” e renunciar. Para concretizar o acordo, Dilma precisaria enviar ao Congresso um pedido de emenda constitucional para adiantar as eleições ou uma proposta de plebiscito sobre a continuidade do governo.

Share This Article
Leave a comment