Câmara de Colombo: Com tradução para Libras, Frente Parlamentar discute Acessibilidade e Mobilidade para Pessoas com Deficiência

Ivan de Colombo

dsc_5554A sessão de ontem, terça-feira, 20 de setembro, na Câmara Municipal de Colombo promoveu a Primeira Sessão da Frente Parlamentar de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que didcutiu os direitos de acesso e mobilidade das pessoas com deficiência. A sessão contou tradução simultânea para Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

O evento reuniu vereadores e representantes de entidades que atuam na educação e desenvolvimento de pessoas com deficiência em Colombo e região para discutiram  o tema. Palestrantes do Instituto de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (IDDPCD) e da Associação de Pessoas Deficientes de Colombo (APDEC) – todos com algum tipo de deficiência, falaram sobre suas experiências cotidianas e quais os aspectos mais críticos para a mobilidade no meio urbano.

dsc_5562
Foto: BIC

“Discutir o tema com a população no Legislativo é essencial para auxiliar o município a compreender como a geografia física, social e econômica afeta as pessoas com deficiência e definir políticas públicas para promover a equidade social”, desse o presidente professor e vereador Waldirlei Bueno..

Há dados que apontam para a relevância da discussão: no Brasil, segundo dados da Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência, 23,9% da população total tem algum tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, motora e mental ou intelectual. No Paraná, uma em cada cinco pessoas (21,3%) da população do estado também tem algum tipo de deficiência.

Os números do censo apontam que essa população tem menor acesso à escolarização e a postos de trabalho do que o restante da população. Além disso, enfrentam barreiras físicas para circular em suas cidades, com a falta de um ambiente facilitador para a mobilidade, como guias rebaixadas de meio-fio, rampas e adequações em moradias e ambientes públicos.

dsc_5552

A sessão foi realizada pela Frente Parlamentar pela Mobilidade e Acessibilidade Urbana da Câmara Municipal de Colombo em parceria com o IDDPCD. A tradução simultânea para Libras será feita por profissionais do Centro de Ensino de Português e Libras (Cepol).

Share This Article
Leave a comment