EXPLOSÃO EM DEPÓSITO DE DINAMITE CAUSA DESTRUIÇÃO NA VILA ANGÉLICA

Ivan de Colombo
Foto: Policia Militar
dsc_7171
Foto: BIC

Neste sábado (08), por volta das 15:00 horas, houve  uma grande explosão que pode ser ouvida numa distância de aproximadamente 40 km e causou destruição em várias casas no Bairro Vila Angélica, em Bocaiuva do Sul. Estivemos no local acompanhando os moradores que estavam assustados e o clima era de desespero como se houvesse chegado a hora do apocalipse. Durante todo o tempo o clima era de tensão e o sentimento era que a qualquer momento tudo poderia ir para os ares.

dsc_7181
Foto:BIC

Moradores desesperados buscavam entre os destroços seus parentes e juntos abandonavam suas residências deixando seus sonhos para trás. Os relatos coletados pelo Blog Ivan de Colombo entre os moradores era de medo, angustia e desespero. Muitos moradores não sabiam o que havia atingido suas casas, imaginavam que seria a queda de um avião, outros pensaram que fosse um ataque terrorista pelo impacto causado pela explosão.

dsc_7101
Foto: BIC

O clima de revolta aumentou ainda mais quando foi confirmado que a causa foi a explosão de um caminhão carregado com dinamite em uma fábrica instalado no bairro Aterradinho, cerca de 2 km da Vila Angélica. A Defesa Civil esteve acompanhando a todo instante e passando informações para os moradores desesperados que fugiam do local em busca de um abrigo, temendo novas explosões.

explosao-1
Foto: PM

No local da empresa haviam mais 6 caminhões contendo aproximadamente 50 toneladas de dinamite que poderiam explodir a qualquer momento. A tragédia poderia ser ainda maior se o deposito da empresa não ficasse a 500 metros do local da explosão. Um motorista de um dos caminhões carregados que pede para não ser identificado, disse que o caminhão que explodiu estava estacionado no local desde a ultima quinta-feira. A principio o fogo teria começado em um dos pneus, após a manobra do mesmo. O esquadrão anti-bombas esteve no local.

dsc_7100
Foto: BIC

A noite chegava e com ela aumentava cada vez mais o sofrimento dos moradores enquanto uns evacuavam o local, outros não tinham para onde ir e se recusavam a deixar suas casas temendo furtos. Até o presente momento não foi divulgado oficialmente se houve vítimas fatais da explosão, apenas ferimentos leves causado na maioria pelo desabamento de tetos.

dsc_7114
Foto: BIC
explosao-2
Foto: PM

O Delegado Bradok da cidade de Bocaiuva do Sul, anunciou a prisão do dono da empresa Explopar que opera a mais de 20 anos no local, segundo relato de moradores. A informação que a empresa teria ligações com o exercito não procede. A EXPLOPAR COMERCIO DE EXPLOSIVOS LTDA é um(a) Sociedade Empresaria Limitada de Bocaiuva Do Sul – PR fundada em 13/05/1994. Sua atividade principal é Comércio Atacadista De Outros Produtos Químicos E Petroquímicos.

dsc_7154
Foto: BIC

Uma imagem chama a atenção, em todas as casas que visitamos houve o desabamento do teto, nessa casa onde existia duas bíblias sobre a mesa, tanto o teto como a mesa ficaram intactos.

Toda a nossa movimentação e entrevista com moradores que permitiram a gravação de imagens, poderão ser assistidas no vídeo abaixo.

Share This Article
Leave a comment