CARTA ABERTA A SOCIEDADE – A VOZ DA TERCEIRA IDADE

Ivan de Colombo

A todas as pessoas de boa vontade. Somos idosos, com envelhecimento ativo, participamos do FÓRUM Municipal alusivo ao mês do Idoso. Contou-se com uma presença expressiva de 220 idosos de todos os cantos da cidade.

            O referido evento, trouxe como reflexão: NOSSA TRAJETÓRIA DE EXISTÊNCIA COM POSSIBILIDADE DA LONGIVIDADE, assim, dizemos a SOCIEDADE que:

  • Lugar da pessoa idosa é na sua casa, na família, nas ruas, nos ônibus, nos logradouros públicos, na Igreja, no comércio, nos bailes, nos centros de convivências, no trabalho, na comunidade e na sociedade.

Sabemos dos muitos mitos em relação ao envelhecimento, alguns deles, tivemos a oportunidade de refletir e desmistificar, como por exemplo:

“IDOSO É UM RISCO NO TRÂNSITO” compreendemos que nossa locomoção é mais lenta, porém, os grandes riscos são, muitos, condutores de veículos, desatentos, apressados, atendendo telefone, alta velocidade, e algumas vezes até alcoolizados.

“TODA PESSOA IDOSA É RANZINZA” claro que não, pois, existem em todas as idades, diferentes temperamentos e diferentes experiências de vida, portanto, o tempo lapida aquilo que o ser humano é. Se for uma pessoa agradável, educada, polida e que sabe se relacionar e mediar conflitos e desafios da existência será, com certeza umas pessoa idosa aprimorada nestes itens, se por acaso, a pessoa for: grosseira, mal humorada, impaciente o tempo trabalhará também estas características no decorrer dos anos, a ponto de tornar, quase, impossível a convivência na sociedade.

ONDE ESTÃO E COMO SÃO OS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE COLOMBO?

Hoje, com a fala da Professora Maria Souza, percebemos que, nossa identidade é rural, nossas raízes estão no interior do estado do Paraná e no interior dos demais estados brasileiros. Nossa alma é sertaneja e nossos valores se solidificaram baseados na amizade, na solidariedade vivenciada em mutirões de colheitas, em quermesses religiosas, família extensa e regada no amor, consideração e respeito entre todos.

            Nosso maior ganho, que é a longividade, também é nosso maior desafio. Numa sociedade em que ninguém tem tempo para o outro, ONDE FICA O IDOSO? Muitas vezes ouvimos filhos bem “intencionados” falar:  “vou procurar um lugar adequado para colocar meus pais, onde terão tratamento e cuidados especiais.”  É terrível ouvir isto, porque na longa jornada de nossa vida, fomos adquirindo uma bagagem, que cuidadosamente condicionamos, cada item vivido, em um local bem conhecido por nós NOSSA CASA, NOSSA VIDA, é lá que queremos viver nosso tempo.

Nos respondam: de quem é a responsabilidade de cuidar da pessoa que gastou sua vida construindo uma nação e que, agora, ao viver uma das etapas da VIDA é considerado um Peso para a família? Será que é o caminho mais justo construir e ajustar lugares de longa permanência? Separando  a pessoa de seus bens culturais e sociais, tirando-lhes o direito de ir e vir, escondendo uma realidade de nosso tempo, em que, deveria ser uma dádiva de viver mais, acaba se transformando em pesadelo, por falta de…

                                                                                                                                     Idosos de Colombo

19 de outubro de 2016

idosos-1

Share This Article
Leave a comment