A administração da Regional Maracanã, da prefeitura Municipal de Colombo, região metropolitana de Curitiba, foi ocupada na manhã de hoje, segunda-feira(21) por representantes e famílias de sem tetos que haviam invadido uma área particular na Vila Liberdade. A área já foi desocupada por decisão da justiça. Depois da reintegração de posse, os invasores já realizaram vários protestos, inclusive obstruindo a Rodovia Regis Bitencourt, (BR-116). Os invasores, através de seus representantes, foram recebidos em reunião pelos representantes da Secretaria de Habitação e da procuradoria do Município de Colombo.
Foi revindicado pelos invasores, a intervenção da prefeitura para garantir a permanência da ocupação da área invadida, ou que fosse destinada outra área para assentar as 300 familiais dentro do município.
A prefeitura deixou claro que área é particular e não possui meios de assentar essas famílias em outras áreas, o que poderia ser feito é cadastro onde já existem 8 mil famílias inscritas com prioridades. Famílias que ocupam a área as margens do Rio Palmital na Vila liberdade e na Rua Campo do Tenente, porém os recursos necessários dependem do governo Federal.
O município de Colombo, diante dessa realidade, colou-se a disposição para atender as famílias que estão em o estado de vulnerabilidade social. Para isso, seriam utilizado as casas sociais para abrigar separadamente crianças e adultos. Em caso de existirem famílias que vieram de outros município, as mesmas seriam encaminhadas para o município de origem. Essa proposta foi rejeitada pelos sem-tetos. Diante da recusa, a prefeitura voltou a afirmar que a questão deve ser discutida entre os invasores e os proprietários legítimos do imóvel que ganharam a ação de reintegração de posse na Justiça.
Os sem-tetos após a reunião, decidiram desocupar a Regional Maracanã e marcaram uma nova reunião na área desocupada, porém não está descartada novas invasões em Colombo.