Detran apresenta projetos na área de trânsito para prefeitos eleitos

Ivan de Colombo

Os programas e ações estaduais na área de trânsito e mobilidade são apresentados aos gestores municipais que participam do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, que acontece até sexta-feira (2), em Foz do Iguaçu. O encontro é promovido pelo Governo do Estado e Sebrae Paraná. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) oferece uma série de convênios e parcerias para auxiliar as prefeituras na organização do tráfego urbano e na promoção da segurança viária.

“Sabemos das dificuldades que os prefeitos enfrentam na administração dos municípios na área de trânsito, que exige equipes de engenharia, fiscalização, educação, além de atualização constante para acompanhar o crescimento dos bairros e atender as necessidades da população. A intenção é trabalhar em parceria e ajuda-los na prestação de serviços de qualidade”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

MUNICIPALIZAÇÃO – Para atender as dificuldades dos municípios, principalmente os de pequeno porte, o Detran Paraná oferece uma nova modalidade de municipalização. Uma parceria capaz de viabilizar o funcionamento e permitir a organização de um cronograma para que os custos da prefeitura sejam programados e permitam a implantação total com maior tranquilidade. Por um prazo mínimo de 60 meses, o Departamento assume parte das atribuições inerentes ao município.

“Disponibilizamos, também, cursos de formação de agentes da autoridade de trânsito nas cidades conveniadas. O objetivo é garantir maior segurança e diminuir a impunidade, já que a fiscalização feita pelos municípios aumenta o controle e melhora as questões relacionadas à circulação, parada e estacionamento de veículos”, destaca Traad.

Os agentes recebem formação em legislação, engenharia de trânsito, operação, psicologia aplicada, segurança no trânsito, meio ambiente, noções de primeiros socorros, além de aulas práticas de fiscalização. O treinamento tem carga de 140 horas/aula e é realizado pela Escola Pública de Trânsito do Detran, em parceria com a Escola de Governo.

“Esse apoio do Detran é essencial para meu município, pois sofremos uma deficiência muito grande em nossa cidade. Nossa cidade cresceu sem planejamento, então as ruas não têm muito espaço e vamos ter que fazer uma readequação delas”, conta o prefeito eleito de Cantagalo, Jair Rocha.

SINALIZAÇÃO – Para auxiliar o prefeito e sua equipe na sinalização das vias, o Detran propõe aos municípios um convênio em que fornece suporte técnico, de projeto, consultoria e cursos de introdução à engenharia de trânsito.

(Agência de Notícias do Paraná)

Share This Article
Leave a comment