Embalagens recicladas são usadas para revestimento de casas nas comunidades de Colombo

Ivan de Colombo
Foto: BIC

Depois de muitos anos de insucessos e gastando bilhões de dólares e euros, as grandes potencias finalmente voltam os olhos para salvar o planeta terra, e para atingir esse objetivo podem contar com simples ações. O primeiro passo é diminuir a emissão de gases poluentes, conservação de rios e florestas e  utilizar as tecnologias disponíveis para  a reciclagem do lixo gerado no mundo. Esses são fatores importantes para  sustentabilidade do planeta.

Foto: BIC

Mas em Curitiba, um grupo de mulheres, coordenadas por Tânia Maria Machado Ribas e Rosemary Malfertheiner, fazem parte do projeto Brasil sem Frestas, e através desse projeto estão transformando a vida de pessoas que moram em comunidades carentes. O projeto inovador consiste na reutilização de caixas de leite, suco, molhos, leite condensado e de outros alimentos que são embalados com a tecnologia Tetra Brik. O projeto é sem fins lucrativos e a mão de obra dessas guerreiras é patrocinado pela boa vontade e amor ao próximo.

O grupo se reúne na casa da coordenadora Tânia, duas vezes por semana, na segunda-feira são realizados os trabalhos de corte, costura e montagens dos  painéis. Na quinta-feira, um grupo vai a campo para aplicar os painéis no  revestimento de paredes e forros das casas escolhidas pelo projeto. Recentemente o projeto ganhou o apoio da Pastoral da Criança de Colombo e da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux.

Foto: BIC

A primeira casa em Colombo a receber os trabalhos foi da moradora Solange Tavares Nascimento, localizada na comunidade do bairro Ana Terra. “O trabalho realizado pelo projeto Brasil sem Frestas, trouxe mais conforto.Minha casa está mudando, está ficando mais aconchegante“,  destaca a moradora. ( Ver imagens no vídeo)

Foto: BIC

O trabalho realizado na casa de Solange, já desperta interesse de outros moradores. A equipe do projeto esteve visitando uma das casas que receberão os trabalhos nos próximos dias.

Parcerias

Foto: BIC

Na tarde desta segunda-feira(13) o projeto foi apresentado em reunião para a  Secretária de Ação Social do Município de Colombo Maria de Souza. A secretária disse que o projeto demonstra potencial de viabilidade e parabenizou a iniciativa. Além disso, Maria de Souza marcou uma segunda reunião com a presença de coordenadores de CRAS, onde irá apresentar o projeto e propor a utilização da matéria prima na confecção de artesanatos.  A reciclagem das embalagens além de proporcionar um pouco de conforto para as famílias carentes que sofrem com o frio no inverno e nos dias chuva, é uma solução criativa e inovadoras para o reaproveitamento de materiais de nosso dia a dia, trazendo assim muitos benefícios ao meio ambiente e contribui de forma significativa com a preservação do meio ambiente.

Acompanhe em vídeo as atividades acompanhadas pelo nosso blog.

ENDEREÇOS PARA ENTREGA DE DOAÇÕES.
(Caixas de leite, grampeadores, grampos, tesouras etc.)

ENDEREÇOS PARA ENTREGA DE DOAÇÕES.
(Caixas de leite, grampeadores, grampos de marceneiro 106/8 e tesouras.)

Bacacheri: Rua Hermínio Cardoso 70 – 8449-5213, Tingui, Bacacheri (Tânia)

Bacacheri: Rua Izidoro Wosch 87, esquina com a Fernando de Noronha. 3257-3784, 9851-9723 (Ana Trevisan)

Uberaba: Rua Alberto Pasqualini 445 – Uberaba, Paralelo ao Linhão do Emprego, 8898-7352 (Ferla)

Atuba: Rua Eng. Jayme Matzenbacher 535 – Sobrado 2 – Res. Theresa Glaser – Rua do Parque do Atuba, 8805-6628 (Ana)

Bairro Alto: Rua Albino Kaminski 993 – B. Alto, 8401-5358 (Rita)

Xaxim: Rua Omar Raymundo Pichethi 164, Uma quadra da linha verde, 8517-8890 (Andressa)

Água Verde: Rua Professor Assis Gonçalves 854 ap 23, 9183-0345 (Tati)

Alto da XV: Rua Itupava 1299 loja 10 – Próximo ao PolloShop – horário comercial (Scheila)

São José dos Pinhais: Rua Anna mereteka Kruppizak 1945, Jardim Toscana – Afonso Pena, 9124-3050

 

Share This Article
Leave a comment