Sessão Ordinária da Câmara Municipal teve 37 sugestões de melhorias para Colombo

Ivan de Colombo

Na sessão ordinária desta terça-feira (14/2), os vereadores fizeram indicações com solicitações de interesse da população a órgãos públicos. Nesta segunda sessão ordinária de 2017 (a primeira marcou a abertura dos trabalhos no Legislativo e celebrou os 127 anos de Colombo), foram propostas 37 indicações, feitas por seis vereadores.

Grande parte delas (28) será encaminhada às secretarias municipais de Urbanismo e de Obras e Viação, solicitando reparos no calçamento, asfaltamento de vias públicas, instalação de lombadas e semáforos, operação tapa-buracos, reparação de tubulação de esgoto (a íntegra das indicações pode ser conferida no site da Câmara –
www.camaracolombo.pr.gov.br – navegando em “Pauta das Sessões” e selecionando a data desejada).

A vereadora Dolíria Strapasson (PSDB) solicitou, entre as duas indicações de pedidos de estudo de viabilidade para construção de ciclovias. Já o vereador Anderson Prego (PT) assinou o pedido de estudos para a implantação e manutenção de abrigos nos pontos de ônibus da Rodovia da Uva.

O vereador Edson Baggio (PTC) propôs 22 indicações, entre elas, três voltadas para o Turismo em Colombo. Solicitou estudos de viabilidade para a implantação de um coreto na Praça Nossa Senhora do Rosário; um teleférico ligando o Centro da cidade ao topo do Morro do Prado e o Morro da Cruz e a construção de um mirante no alto do morro da Cruz.
Entre as oito solicitações do vereador Renato Lunardon (PV), está a solicitação da realização do Refis-2017 para ao parcelamento especial de débitos de tributos municipais, feito à secretaria da Fazenda. Já o vereador Elcio do Aviário (PSDB) indicou à prefeita Beti Pavin (PSDB) o pedido de caminhões de areia para a manutenção de uma cancha de areia no Jardim Eucalipto. A indicação do vereador Pelé (PTB), solicitando a colocação de lombada na Rua da Pedreira, no bairro Campo Pequeno.

A indicação, conforme o Artigo 158 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Colombo, é a proposição em que o vereador solicita ao Poder Executivo Municipal medidas de caráter político-administrativo ou sugere aos órgãos públicos competentes, que não os da estrutura administrativa do Município, medidas de interesse público, no âmbito da comunidade de Colombo.

O vereador Dr. Antoninho (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Bem Estar Social, defendeu a criação de uma pauta de pedidos e esclarecimentos de melhorias na área de Saúde para uma reunião da Comissão com o secretário de Saúde, Darci Martins Braga, visto a urgência de Colombo ter um hospital, com UTI’s e demais serviços.

O vereador Thiago de Jesus (PRB) destacou a dificuldade que os moradores de Colombo tem encontrado para conseguir do poder público de Curitiba a reconstrução da Ponte do Atuba, uma espera que completou três anos. Outros vereadores endossaram e sugeriram que o Legislativo colombense também cobre a execução, visto que grande parte dos que precisam da ponte são moradores de Colombo.

Pequeno Expediente – No espaço inicial da sessão, o Pequeno Expediente, dois vereadores se manifestaram sobre temas que consideram relevantes. Anderson Prego levou ao plenário a necessidade de sensibilizar os demais parlamentares sobre a situação dos professores da rede estadual, que deram indicativo de greve por causa de mudanças feitas na Secretaria Estadual de Educação.

Já Edson Baggio falou sobre o convênio das prefeituras de Colombo, Pinhais e Piraquara com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), que resultou na disponibilidade de ambulâncias ao Samu para a população colombense. O serviço começou a operar em Colombo em 1º de dezembro de 2016 e é custeado por rateio entre os municípios conveniados. Colombo disponibilizou duas ambulâncias, localizadas na base do Samu, em Curitiba, para integrar a rede e podem ser acionadas para emergências médicas pelo telefone 192.

Fonte: Câmara Municipal de Colombo

Share This Article
Leave a comment