Prefeita Beti Pavin apóia o fortalecimento da região metropolitana da Grande Curitiba

Ivan de Colombo

A prefeita de Colombo, Beti Pavin, participou da posse do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, composto pela união dos 29 municípios que integram a região metropolitana da  grande Curitiba.  Em 2009 já haviam sido realizadas audiências públicas promovidas pela Comissão de Assuntos Metropolitanos e defesa em plenário da Assembléia Legislativa do Paraná, para criar um modelo integrado de gestão das funções públicas de interesse comum das cidades  que cresciam  ao entorno da capital paranaense.

A criação de um Mercado Comum Metropolitano da Grande Curitiba, com base em um programa de fortalecimento regional, tomou forma nesta segunda-feira (13/03) com a posse do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Presidido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e tendo na vice-presidência o diretor e vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, o programa se completa com a representação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), da Federação do Comércio (Fecomércio) e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).

“Nós vamos ter redes integradas de transporte e de saúde e o plano de desenvolvimento de turismo metropolitanos, e o mais importante, um mercado comum metropolitano”, disse Greca. “Neste pedaço, entre as serras do Mar e de São Luiz do Purunã, entre o Rio Ribeira do Iguape e a fronteira com Santa Catarina, perto de Piên e Rio Negro, há 3,5 milhões de paranaenses”, lembrou Greca.

O prefeito também acrescentou que 42% de tudo o que se produz no Paraná é feito na RMC. “Então, vamos dar a essa grande região o desenho de uma cidade só, isso é o Pró-Metrópole.”

Greca ressaltou que a “ossatura viária da Região Metropolitana precisa ser resolvida”, e que é fundamental a existência de uma rede integrada de transporte para fortalecer a economia da região.

No que diz respeito ao abastecimento e à criação de um mercado comum metropolitano, já existem 12 municípios que pretendem firmar convênios com Curitiba, além de Pinhais, São José dos Pinhais e Almirante Tamandará, que já têm Armazéns da Família para oferecer produtos mais baratos à população de baixa renda. “A RMC é uma só e o prefeito de Curitiba é parceiro desta ideia. E a vinda da iniciativa privada a esta parceria possibilita a boa governança”, complementou Greca.

Participaram da posse os prefeitos de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; de Contenda, Carlão; de Colombo, Beti Pavin; de Quatro Barras, Angelo Andreatta; o vice-prefeito da Lapa, Joacir Gonsalves; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack; os presidentes da Comec, Omar Akel, e da Fiep, Edson Campanholo; e os vereadores Goura, Osias, Katia dos Animais e Ezequias Barros

Potencial

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tem 29 municípios cujas economias somadas respondem a 42% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná. A RMC tem o potencial de R$ 3 bilhões por ano em compras governamentais (feitas por órgãos e instituições públicas), sendo que apenas 12% dessas compras são feitas entre as cidades integrantes da região e revertidas em ICMS para o benefício dos municípios.

A atuação do Pró-Metrópole, de acordo com o estatuto do programa, será no limite territorial da Região Metropolitana de Curitiba, que corresponde a uma área de 16.591 km², entre as divisas de São Paulo e Santa Catarina, onde vivem perto de 3,5 milhões de habitantes, incluindo os da capital, um contingente de pessoas equivalente a 30% da população do Paraná.

Os membros, tanto da esfera pública como no campo privado, atuarão em parceria para o fomento e a indução do desenvolvimento da Região Metropolitana de acordo com as potencialidades locais.

Potencialidades locais

Para orientar a gestão deste processo, o Pró-Metrópole dividiu os municípios da Região Metropolitana em três porções territoriais: Norte, Central e Sul.
Integram a parte Norte sete municípios (Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Tunas do Paraná, Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul e Itaperuçu). Na parte central estão 13 cidades, entre elas Curitiba e o anel próximo da capital, formado pelos municípios de Almirante Tamandaré, Colombo, Campo Magro, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Campo Largo, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Araucária e Fazenda Rio Grande.
Ao Sul está o grupo com nove municípios que completam a RMC: Mandirituba, Piên, Agudos do Sul, Quitandinha, Tijucas do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Lapa e Rio Negro.

Parceiros

No Comitê Gestor, a administração pública de Curitiba está representada pelo prefeito, na presidência do Pró-Metrópole, pela Secretaria do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A coordenação institucional do Pró-Metrópole também será feita por Curitiba.

O Estado é representado no programa pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), presidida pelo prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, que representa o conjunto das cidades da RMC. Os parceiros da Fiep, do Sebrae, da Fecomércio e Faciap completam a integração público-privada do programa.

Os planos de ação do Pró-Metrópole serão detalhados na Câmara Técnica, encarregada do planejamento e execução dos projetos. A base de dados do Ipardes, em conjunto com o Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas (Metrogeo), do Ippuc, e o Radar 2.0, Observatório do Ambiente de Negócios do Sebrae darão suporte neste processo.

Além disso, o Pró-Metrópole contará com um Fórum Regional, para a troca de experiências, de secretarias regionais, encarregadas do monitoramento das potencialidades e carências das porções territoriais e da indução de processos de desenvolvimento e de um Comitê Territorial, com a participação de gestores públicos e empresários das regiões norte, centro e sul da RMC.

A operacionalização do Pró-Metrópole se dará por meio dos grupos de trabalho Estruturantes, Temáticos e de Comunicação e Relacionamento, cada qual com responsabilidade específica. O programa prevê a possibilidade de se firmar convênios, contratos e termos de cooperação com entidades públicas ou privadas nacionais ou estrangeiras. O Pró-Metrópole é um movimento de interesse público, sem fins lucrativos.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/greca-assume-presidencia-do-pro-metropole-para-fortalecer-integracao/41493

Share This Article
Leave a comment