Novo Comandante de Batalhão da PM em Colombo assume suas funções durante solenidade

Ivan de Colombo

Em uma solenidade na tarde desta terça-feira (25/04), o tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo passou ao tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos a função de Comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM). A cerimônia ocorreu na sede da unidade em Colombo (PR), Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e reuniu autoridades civis e militares, bem como oficiais e praças da corporação.

O evento foi presidido pelo Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Chehade Elias Geha, que destacou a importância do 22º BPM no contexto da segurança pública. “Esta é uma região estratégica que faz fronteira com o estado de São Paulo, então o Comandante do batalhão terá a oportunidade de desenvolver todos os seus conhecimentos, aplicando o policiamento de uma forma que venha a atender as necessidades da população”, disse.

O coronel Chehade também destacou a competência dos dois oficiais. “O tenente-coronel Ramos está vindo de um batalhão especializado e assumirá uma unidade de área com diversas funções e novas missões. Já o tenente-coronel Sampaio deixou seu legado e mostrou o rumo para os seus comandados, agora ele irá se preparar para assumir o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA)”, explica.

Após o elogio ao tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo e ao major Lizanil Miguel Barbosa De Castro, que estava no subcomando da unidade, foi feita a leitura da ordem do dia do Comandante Sucedido. “Antes de assumir a unidade eu atuei numa unidade especializada e a vivência no 22º BPM foi muito recompensadora e gratificante. Saio satisfeito e com a sensação de missão cumprida. Agora estarei no BPMOA para, posteriormente, assumir as funções no batalhão e dar continuidade às ações que estavam sendo desenvolvidas pelo tenente-coronel Adonis Nobor Furuushi”, afirmou o tenente-coronel Sampaio.

Para o tenente-coronel Sergio Augusto Ramos, que integrava o quadro do BPMOA, esta é uma grande oportunidade em sua carreira. “Comandar uma tropa operacional é um anseio de todo oficial. O 22º BPM é uma unidade de boas referências e, apesar de ter apenas alguns anos de criação, já são cerca de 500 policiais lotados aqui, 13 municípios e aproximadamente 700 mil pessoas atendidas. A ideia é continuar na linha que foi executada anteriormente, dando ênfase ao policiamento comunitário e sendo um braço forte no combate à criminalidade”, destacou.

“Temos que acreditar e confiar, sabemos que há muitas dificuldades na realização dos trabalhos, isso acontece em todo o segmento, mas devemos estabelecer no futuro parcerias do poder público com a Polícia Militar para que possamos desenvolver atividades visando dar mais segurança à população. Desejo ao tenente-coronel Ramos que obtenha muito sucesso e que os resultados sejam positivos, pois nossa comunidade com certeza vai agradecer”, disse Sergio Pinheiro, vice-prefeito de Colombo.

Ainda durante a cerimônia, os oficiais fizeram a passagem de comando e a tradicional revista à tropa. Em seguida o tenente-coronel Sampaio e o tenente-coronel Ramos fizeram uma homenagem às suas esposas com a entrega de rosas por todo apoio e compreensão.

Estavam presentes no evento o Diretor de Saúde e Chefe do Centro Odontológico, coronel dentista Raimundo José Moro; o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Chehade Elias Geha; o Comandante a Academia de Policial Militar do Guatupê (APMG), tenente-coronel Mauro Celso Monteiro; o Chefe da 5ª Seção do Estado maior da PM, tenente-coronel Vanderley Rothenburg; o Chefe do Estado Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Maurício Cesar de Moraes; o Comandante do 17º BPM, tenente-coronel William Kuczynski; o Comandante do BPMOA, tenente-coronel Adonis Nobor Furuushi; o Comandante do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), tenente-coronel Eroni Roberto Antunes; o Comandante do 23º BPM, tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva; o Comandante pelo tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres; representando o Corregedor Geral da PM, tenente-coronel Luiz Marcelo Mazieiro, além oficiais e praças da PM, autoridades civis e militares, Prefeitos de municípios da área de abrangência do 22º BPM, vereadores, integrantes dos Conselhos de Segurança e convidados.

Marcia Santos(Jornalista PMPR)

…www.pm.pr.gov.br

Share This Article
Leave a comment