Onde descartar Resíduos Eletrônicos em Colombo

Ivan de Colombo
Foto BIC

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura em parceria com Associações credenciadas, realizam em Colombo ações que visam a proteção do Meio Ambiente.

Nessa semana estivemos visitando a empresa Recicla Colombo Cataeletrônico (Associação e Classificadores de Resíduos Eletrônicos), localizada na Rua Osmar Ceccon, 16, no bairro Maria do Rosário.  O objetivo dessa visita é levar ao conhecimento dos leitores do blog o serviço de coleta residencial através da Recicla Colombo. O grupo Cataeletrônicos disponibiliza um serviço de coletas agendadas por região de equipamentos como: Computadores, Monitores, Eletrodomésticos, No-breaks, Máquinas, Televisores, I-Pads, Aparelho de Som, Scanners, Geradores, Eletroportáteis, Refrigeradores, Balanças, Baterias Automotivas e Baterias de Celular. As pessoas que possuem esse tipo de material e não sabe onde descartar ou fazer uma doação, podem ligar para o número 041 3128-9905 para agendar a coleta sem nenhum custo financeiro.

Outro programa que vem dando certo no município é a Troca Verde, desenvolvido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente. A troca de produtos reciclados por produtos hortifrutigranjeiro, além de beneficiar as famílias quer aderem ao programa, é responsável pela diminuição de objetos que antes eram encontrado nas margens das ruas, em terrenos baldios e as margens dos rios da cidade, uma atitude antiecológica que contribuía com a destruição do meio ambiente.

Lâmpadas fluorescentes

Através do Troca Verde também é possível  descartar materiais classificados como resíduo classe 1(lâmpadas fluorescentes usadas, eletrônicos, pilhas e baterias usadas) que necessitam de atenção na hora do descarte, uma vez que contêm em seus componentes substâncias altamente tóxicas, como por exemplo o mercúrio. Quando esses objetos são jogados diretamente na natureza ao se degradarem ou serem quebrados, liberam suas substâncias tóxicas e que são prejudiciais a saúde e ao meio ambiente, chegando a contaminar o solo e os lençóis freáticos. Por esse motivo as lâmpadas, eletroeletrônicos (equipamentos de cozinha, multimídias, impressoras, monitores…), pilhas e baterias não podem ser descartadas junto com os resíduos domésticos (orgânicos e recicláveis) tão pouco deixadas em terrenos baldios, beira de estrada, calçadas, etc.

Sobre o Programa Troca Verde

O Programa Coleta Verde funciona em um sistema de troca. A cada dez quilos de material reciclável, o morador tem direito a um vale sacola, lembrando que cada um terá direito, de no máximo, dois vales sacola por mês.  A sacola é composta por cinco alimentos: hortaliças, legumes e frutas. Os materiais recicláveis aceitos na troca são: lata, plástico, metal, papel, vidro e pneus. O produtos recicláveis são destinadas as cooperativas de catadores cadastrados pela Secretaria de Meio Ambiente e as hortaliças, legumes e frutas são produzidas pelos agricultores do município.

 

Share This Article
Leave a comment