Colombo adere a Campanha Mundial do Setembro Amarelo

Ivan de Colombo

A ação, que visa à prevenção ao suicídio, contará com a realização de dinâmicas e palestras informativas

Conscientizar e informar os colombenses sobre as causas e os riscos do suicídio, é com esse intuito que será realizado, nesta quarta-feira, 6 de setembro, a Campanha Mundial do Setembro Amarelo. A iniciativa da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde iniciará às 9h30 no Parque Atuba, onde serão realizadas dinâmicas e palestras informativas.

“É importante incluir o tema na pauta de forma consciente e com informações seguras, pois ainda há muito tabu e preconceitos em lidar com este assunto. Uma vez que se inclui este assunto, previne muitas vidas”, disse o Secretário Municipal de Saúde Darci Martins Braga.

Serão realizadas atividades recreativas ao ar livre, como grupo de escuta e orientação no autocuidado no domicílio ou pessoal, com a finalidade de incentivar a promoção da saúde na sociedade.

Durante o mês de setembro os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município darão ênfase à temática em suas atividades internas nos grupos terapêuticos e reuniões familiares.

A Depressão

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados cerca de dez mil suicídios no território nacional todos os anos e nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Ainda conforme a OMS, o Brasil é o oitavo país em números absolutos de suicídios.

De acordo com a Secretaria de Saúde, existem meios de identificar a depressão ou fazer um pré-diagnóstico, para então buscar a avaliação especializada de um médico.

Alguns desses procedimentos são: avaliar se a pessoa tem pensamentos atuais de morte, planos e /ou meios para se matar. Avaliar desespero, desesperança e desamparo. Se a pessoa se sente triste durante todo o dia; perdeu o interesse em atividades rotineiras; perda de apetite; perda ou aumento de peso; insônia; sentir-se cansado e fraco o tempo todo; sentir-se inútil, culpado, sem esperança e irritado.

“É importante saber ouvir a pessoa, entender suas queixas, que muitas vezes são queixas somáticas, ou seja, físicas, visto a dificuldade de falar sobre o assunto. Portanto o tema deve ser abordado com cautela”, acrescentou o secretário da pasta.

Serviço:

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Dia: 6 de setembro

Horário: 9h30

Local: Travessa São Paulo, 188 – Campo Pequeno.

Contato: 36206-2911

Share This Article
Leave a comment