Nova câmera médica permite enxergar através do corpo humano

Ivan de Colombo

Cientistas da Universidade de Edimburgo e da Universidade Heriot-Watt, na Escócia, desenvolveram uma câmara que permite ver através do corpo humano. 

Os cientistas desenvolveram uma câmera que pode ver através do corpo humano. A câmera é projetada para ajudar os médicos a rastrear ferramentas médicas conhecidas como endoscópios que são usados ​​para investigar uma gama de condições internas. O novo dispositivo é capaz de detectar fontes de luz dentro do corpo, como a ponta iluminada do tubo flexível longo do endoscópio. Até agora, não foi possível rastrear onde um endoscópio está localizado no corpo para orientá-lo no lugar certo sem usar raios-X ou outros métodos caros.

 A luz do endoscópio pode passar pelo corpo, mas geralmente se dispersa ou rejeita tecidos e órgãos em vez de viajar direto. Isso torna quase impossível obter uma imagem clara de onde está o endoscópio. A nova câmera aproveita a tecnologia avançada que pode detectar partículas individuais de luz, chamadas fótons. Os especialistas integraram milhares de detectores de fótons individuais em um chip de silício, semelhante ao encontrado em uma câmera digital. 

Em declarações citadas pelo site da Universidade de Edimburgo, o professor Kev Dhaliwal afirmou que o novo dispositivo tem “Muito potencial” na medicina, uma vez que “a capacidade de ver a localização de um dispositivo é crucial para muitas aplicações nos cuidados de saúde, à medida que avançamos com abordagens minimamente invasivas para o tratamento de doenças”. “Espero que possamos continuar com esta abordagem interdisciplinar, de modo a fazer uma diferença real na tecnologia utilizada nos cuidados de saúde”, adiantou o médico.

Testes iniciais demonstraram que o dispositivo protótipo pode rastrear a localização de uma fonte de luz pontual através de 20 centímetros de tecido em condições de luz normal. O projeto, liderado pela Universidade de Edimburgo e pela Universidade Heriot-Watt, faz parte da Colaboração de Pesquisa Interdisciplinar Proteus, que está desenvolvendo uma série de novas tecnologias revolucionárias para o diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares. O Proteus é financiado pelo Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas. A pesquisa foi publicada na revista Biomedical Optics Express.

Leia mais em

https://www.hw.ac.uk/about/news/medical-camera-makes-light-work-of-seeing.htm

Share This Article
Leave a comment