Produtores rurais de Colombo recebem mais de 8 mil mudas em incentivo à fruticultura e viticultura, nesta terça-feira, 5 de setembro.

Ivan de Colombo

Neste ano, serão subsidiadas 6844 mudas de uvas e 1429 mudas frutíferas; a entrega será na Secretaria de Agricultura e Abastecimento

FotoFruticultoresA prefeitura de Colombo distribuirá nesta terça-feira, 5, às 14h, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, localizada na Rua Pedro Pavin, 1022 – centro, 6.844 mudas de uvas de seis diferentes gêneros e 1.429 de espécies frutíferas – oferecidas pelo Programa de Incentivo à Fruticultura e Viticultura.

Ao total serão entregues 8.273 mudas beneficiarão 53 produtores do município, além de oito escolas que participam do Programa Agricultura na Escola – com 83 mudas. O Programa subsidia 50% do valor das mudas de árvores frutíferas e, para os produtores que adquiriram mais de 100 pés de parreira, serão subsidiados 80% do valor.

“Esta ação visa promover a melhoria da atividade da fruticultura nas propriedades rurais do município, buscando mais estabilidade ambiental dos agroecossistemas e possibilitando o aumento da renda da agricultura familiar”, explicou o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Durante este ano, foram disponibilizadas mudas de frutas que se adaptam melhor ao clima colombense. Entre as frutas fornecidas estão: ameixa, amora, figo, kiwi, maçã, nectarina, pera, pêssego e parreiras – bordô, niagara branca, niagara rosada, margot, magna, BRS vitória, sendo as mais buscadas pelos produtores.

A entrega das mudas acontece anualmente e, podem ter acesso ao programa, agricultores do município com Cadastro de Produtores Rurais – CAD/PRO, Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou Documento de Ordem de Crédito (DOC) comprobatório de aposentadoria rural.

Para participar, basta se inscrever na Secretaria de Agricultura e Abastecimento fazendo o pedido da quantidade de mudas e a espécie desejada. Lembrando que logo após, a secretaria oferece auxílio, como por exemplo, orientação e consultoria técnica dos produtores.

Share This Article
Leave a comment