Rei da cocaína Italiana, com identidade brasileira foi capturado no Uruguai após 23 anos

Ivan de Colombo

O governo italiano através do Departamento Italiano de Segurança Pública, anunciou hoje a prisão de Rocco Marabito, um dos mafiosos mais procurado da Itália. Com ele foi detido uma cidadã com passaporte português que seria a mulher do “rei da cocaína”. Rocco foi detido no Uruguai após passar 23 anos foragido. Ele é condenado por associação mafiosa, tráfico de droga e outros crimes graves, anunciou  o ministro do Interior italiano Marco Minniti. Rocco Morabito era o membro da família do crime Ndrangheta, uma organização criminosa mais poderosa da Itália e uma das maiores traficantes de droga na Europa. Este grupo importa da América do Sul grande parte da cocaína consumida no continente europeu.

O ministro do Interior, Marco Minniti, felicitou o Chefe de Polícia, Franco Gabrielli, e o Comandante-em-chefe do Exército Carabinieri, Tullio Del Sette: “A ação do Estado contra o crime organizado alcançou outro importante resultando na prisão em Punta dell’Este, no Uruguai, de Rocco Morabito, procurado desde 1994 na area internacional e incluído na lista dos fugitivos mais perigosos porque já foi sentenciado por uma associação mafiosa, tráfico de narcóticos e outros ofensas graves “, disse o ministro.

Morabito vivia há 10 anos em Punta Punta Del Este no Uruguai, fazendo-se passar por um cidadão brasileiro chamado Francisco Capeleto. Com ele foi detido uma cidadã angolana com passaporte português que será a mulher do italiano. Segundo o governo italiano, Morabito era conhecido como o “rei da cocaína de Milão” e era procurado desde 1993, quando foi apanhado importando  quase uma tonelada de droga.

Em 1995 foi emitido um mandado de captura internacional, com o objetivo de levar Morabito à justiça italiana, que o condenou a uma pena de prisão de 30 anos. Com esta detenção, as autoridades italianas tiram o nome de Morabito da lista dos cinco líderes do crime organizado mais procurados. Nessa lista conta ainda o nome de Matteo Messina Denaro, chefe da máfia da Sicília.

Fonte:

http://www.corriere.it/cronache/17_settembre_04/ndrangheta-arrestato-rocco-morabito-boss-latitante-25-anni-catturato-uruguay-52fc7f02-9100-11e7-8eb0-0c961f9191ec.shtml?refresh_ce-cp

Share This Article
Leave a comment