Um terremoto de magnitude 8,1 na escala Richter atingiu o México na quinta-feira

Ivan de Colombo

Um terremoto de magnitude 8,1 na escala de Richter atingiu o México na quinta-feira à noite (23.49 na hora local, abalando violentamente o país e alguns países vizinhos. Pelo menos 32 pessoas morreram no México, incluindo duas crianças, e uma sexta na Guatemala, mas é provável que o número de vítimas mortais seja maior.

Trata-se do terremoto mais forte a atingir o México desde 1985 e, de acordo com o presidente do país, será o mais forte do século a atingir a costa sul do país. Peña Nieto revelou que o terremoto foi sentido por 50 milhões de pessoas. Na Cidade do México, a mais de mil quilômetros do epicentro e onde vivem quase nove milhões de pessoas, soou um alarme sísmico e imediatamente se ouviram sirenes de ambulâncias. A força do terremoto fez os residentes fugirem das suas casas, ainda de pijama, juntando-se a grupos nas ruas. “A casa moveu-se como se fosse elástica e a luz e internet desapareceram”, contou Rodrigo Soberanes, que vive em San Cristobal de las Casas, no estado do sul.

Além deste terremoto, com epicentro a cerca de 70 km a SW da costa de Chiapas, em zona submersa, com uma profundidade de 70 km, o México foi abalado durante a noite por poderosas réplicas, a maior de magnitude 5,7 na escala Richter.

O governador Arturo Nunez. de Tabasco, no México, indicou que uma das crianças morreu na sequência da queda de uma parede, e a outra, um bebê morreu num hospital pediátrico que ficou sem eletricidade, interrompendo o funcionamento do ventilador a que estava ligado. As outras três mortes foram registadas no estado de Chiapas, em San Cristobal de las Casas. Uma outra pessoa morreu na Guatemala.

Na região onde se localizou este evento, a placa tectônica de Cocos converge com a placa norte-americana com uma taxa de aproximadamente 76 mm/ano.  O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico indicou que o Equador, El Salvador e Guatemala podem verificar ondas de um metro ou menos.

EPA/USGS

Na capital mexicana, os edifícios balançaram com intensidade por mais de um minuto, descreveu a AP. No estado de Chiapas os relatos apontam para um impacto significativo do terremoto, mas a zona mais afetada mantem-se quase incontatável, não sendo por isso possível apurar os danos materiais ou pessoais. No estado de Oaxaca, partes do edifício da câmara municipal, um hotel, um bar e outros edifícios ficaram reduzidos a escombros, informa a  agência Reuters.

Share This Article
Leave a comment