Em entrevista exclusiva, Dr. Braga fala em um novo futuro para a saúde de Colombo

Ivan de Colombo
Foto: BIC
Foto: BIC

Nesta quinta-feira (21) realizamos uma entrevista exclusiva com o Secretário de Saúde de Colombo, Darci Martins Braga. Braga assumiu a pasta em março de 2016 na gestão da atual prefeita Beti Pavin. Durante a entrevista ele falou sobre o trabalho que vem sendo realizado durante a sua permanência como secretário da pasta e responde perguntas que foram feitas pensando no usuário da Saúde Básica e o seu futuro como secretário de saúde no Município. O secretário ainda aproveitou para esclarecer a parceria entre a Secretaria de Saúde do município com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – Comesp e quais são os seus novos objetivos para os próximos anos. ( o video está no final da matéria)

Secretario de Saúde Darci Martins Braga. Foto: BIC

A continuidade de Braga como secretário contraria interesses de pessoas que pensam em uma saúde quanto pior melhor. Os adversários politicas e maus profissionais de saúde praticam uma silenciosa inversão dos avanços até aqui conquistados nos últimos quatro anos. ” A nossa missão é garantir a assistência e a promoção do cidadão no nível da competência municipal, nos equipamentos de saúde, por meio das politicas pública de saúde, visando o cuidado com excelência”, diz o secretário.

O secretário tem conseguido avanços significativos no gerenciamento da saúde do município, sempre  com um olhar ampliado para o futuro das próximas gerações. Por isso tem enfrentado resistência por parte de quem apenas defende o comodismo da função. Desde a posse de Braga, verificou-se uma evolução positiva dos indicadores de atendimento da saúde do município. O secretário diz que a área da saúde sempre exigiu uma preocupação prioritária da prefeita Beti Pavin e a sua escolha como secretário foi para realizar as mudanças necessárias para  reestruturar o modelo de gerenciamento da secretaria. ” Enquanto estiver na função continuarei pensando no bem estar da população e do município de Colombo”, declara.
“O modelo de contratualização faz parte de uma estratégia clara estabelecidas por essa gestão em beneficios a proteção do município e aos cidadãos. Eu entrei na secretaria com a intenção de atender o pedido da prefeita em dar boas condições de trabalho aos usuários do sistema e aos profissionais da saúde. Então, nossa equipe tem feito tudo pra isso dar certo.  Enquanto eu estiver aqui, continuarei como um “missionário”, buscando a cada dia uma saúde pública melhor para todos”, disse Braga. 

O secretário relatou que até tem sido elogiado por outras pessoas que vêm de outras cidades, procurar atendimento médico em Colombo. Braga ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde irá inaugurar nos próximos meses novas UBSs, para poder atender melhor a população. “Não vamos nos basear na saúde de modo geral, queremos melhorar cada dia mais o nosso trabalho na secretaria em vários sentidos. Já reformamos o PA Maracanã , implantamos o Samu, construímos e reformamos várias UBS para proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde e ampliar o atendimento aos pacientes. Para atender melhor a população estamos contratado mais médicos para melhorar a qualidade no atendimento”, disse o secretário.

Comesp e UBS

Darci Braga comenta que as UBS existe para atendimentos a atenção básica , ou seja, um serviço de prevenção que atendem gestantes, hipertensos, diabéticos…., toda essa população passa por triagem nessas unidades. Os pacientes que precisam de um atendimento por médicos especialistas, são encaminhados para a Santa Casa de Colombo.

Ampliando os serviços oferecidos aos pacientes de Colombo, o município conta agora com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – Comesp, instalado em São José dos Pinhais, que oferece exames e consultas médicas especializadas. O próximo Centro será instalado em Colombo no segundo semestre de 2018, afirma Braga.(mais detalhes no video abaixo)

Medicamentos

Em relação a medicamentos o secretário esclareceu que são distribuídos nas farmácias conveniadas e nas unidade básicas de saúde. A partir do próximo ano as unidades estarão interligadas, facilitando a informação aos pacientes onde poderá encontrar um medicamento em caso de não existir na unidade onde o mesmo estiver cadastrado. “ Às vezes o remédio que falta em uma unidade  deixa de ser comunicado ao paciente, mas já está sendo trabalhado para o ano que vem a informatização dos dados de estoques que poderá ser acessado pelos atendentes”, conclui o secretário. (mais detalhes no video abaixo)

Acompanhe como foi a entrevista com o secretário.

Share This Article
Leave a comment