Mapa dos suicídios no Brasil !!! Sul registram 23% do total de casos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde

Ivan de Colombo

Os estados da região Sul registram 23% do total de casos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao desmembrar o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Saúde, a região Sul fica nitidamente em destaque. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná respondem por uma taxa de 23% dos casos. Considerando que os Estados detêm somente 14% da população nacional, o número é preocupante. Em um período de quatro anos, o Brasil registrou um aumento de 12% nas mortes por suicídio. De acordo com o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil , foram 11.736 notificações em 2015 contra 10.490 em 2011. 

 Assistência salva vidas 

Uma das metas do Ministério da Saúde é reduzir a mortalidade por suicídio em 10% até 2020. O índice foi acordado no Plano de Ação em Saúde Mental, lançado em 2013, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o qual o Brasil é signatário.

Expandir a atuação dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) está na agenda estratégica da pasta para diminuir os números. De acordo com o boletim, locais que contam com esse serviço têm queda de até 14% no risco de suicídio. Também está no horizonte do órgão ampliar o atendimento em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). Tornar gratuita a ligação para esta instituição é uma das medidas que devem ser tomadas em oito Estados a partir do dia 30.

Taxa de suicídio é maior em idosos com mais de 70 anos

Dentre os dados, chama a atenção os índices de alguns grupos específicos: pessoas acima dos 70 anos e população indígena. Aqueles com mais de 70 anos tiveram um índice de 8,9 mortes a cada 100 mil habitantes, enquanto os indígenas somaram 15,2 mortes (a cada 100 mil habitantes).  Esses números da terceira idade não são um fenômeno brasileiro. É uma faixa etária que tem problemas com depressão e abandono, portanto, é muito importante o cuidado.

Na comparação entre os sexos, o boletim revelou que o número de mortes por suicídio é maior entre os homens, somando 79% do total de 62.804. Isso resulta em uma taxa de mortalidade de 8,7 a cada 100 mil habitantes contra 2,4 a cada 100 mil entre as mulheres. Contudo, o sexo feminino é o que mais tenta tirar a vida. Elas representam 69% do total de 48.204 tentativas registradas no período de 2011 a 2016.

Jovens

Outra preocupação do Ministério da Saúde é com o  com o avanço do suicídio entre os jovens. Hoje, essa é a quarta maior causa de mortes na faixa etária que compreende os 15 aos 29 anos. No cenário mundial, essa é a segunda maior causa de mortes.

Fonte: Ministério da Saúde

Leia a matéria completa no link abaixo.

portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/29691-taxa-de-suicidio-e-maior-em-idosos-com-mais-de-70-anos

Share This Article
Leave a comment