Presidente do Comesp lança o Centro de Especialidades Médicas para a RMC

Ivan de Colombo

Com a Prefeita de Colombo, Beti Pavin presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – Comesp, junto com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto e do Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon foi apresentado nesta terça-feira (19), o projeto do Centro de Especialidades da Região Metropolitana de Curitiba – Microrregião Sul (CEP).

Previsto para iniciar os atendimentos em janeiro de 2018, as instalações deste 1º Centro, serão na Avenida Rui Barbosa, 10471, em São José dos Pinhais. Com isso, todos os 25 municípios que fazem parte do Comesp serão beneficiados por exames e consultas médicas especializadas. “Estamos dando um grande salto, mesmo diante de tantas dificuldades que temos enfrentando com a crise econômica”, declarou a presidente.

Beti Pavin disse aos prefeitos presentes que acreditam nesta ideia e nos propósitos do Consórcio, “que esta parceria demonstra a boa vontade de todos os administradores municipais e do Estado, na pessoa do secretário Michele, que tem o objetivo de avançar e implantar este serviço de saúde pública que beneficiará toda esta grande região”, comemorou.

Cedido pelo município consorciado de São José dos Pinhais, o prédio vai abrigar uma estrutura de ponta na realização de exames e consultas médicas especializadas, com os custos de mobiliário e de profissionais mantidos pelo Comesp. O Governo do Estado será parceiro do projeto e destinará R$ 800 mil para compra de equipamentos e mobiliário. Também serão repassados quase R$ 500 mil por mês para auxiliar na manutenção do atendimento à população.

“Com a abertura deste Centro de Especialidades daremos um passo importante para qualificar o atendimento na região. Por isso, vamos alocar recursos próprios, inclusive para custear o serviço, ajudando no pagamento de algumas despesas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Atendimento Multidisciplinar

O Centro de Especialidades do Paraná, unidade São José dos Pinhais, será o primeiro da região a adotar os modelos de atendimento preconizados pela Secretaria de Estado da Saúde. A intenção é que o paciente tenha acesso a consultas, exames e tratamento especializado em um único local, com atendimento multidisciplinar.

Para Beti, o apoio do Governo do Estado foi decisivo para que o projeto saísse do papel. “Temos que agradecer a sensibilidade do governo estadual por mais este investimento. Sem este aporte de recursos para equipamentos e custeio seria praticamente impossível para os municípios bancar esta despesa”, declarou.

De acordo com o deputado estadual, Francisco Buher, ex-colega na Assembleia Legislativa da prefeita e presidente do Comesp, “a Beti tem organização e determinação no que se propõe a fazer, por isso todo esse trabalho está surtindo efeito. A saúde e a população só tem a ganhar”, destacou Buher.

Para completar, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon disse que, “vivemos hoje um dia histórico. É um orgulho ter este Centro de Especialidades em nossa cidade e estaremos de braços abertos para receber os pacientes dos demais municípios da Região Metropolitana.”

_MG_3309 _MG_3309 _MG_3344 _MG_3366 _MG_3397 _MG_3398 _MG_3401 _MG_3414 _MG_3416 _MG_3420 _MG_3508 _MG_3519 _MG_3525 _MG_3539 _MG_3543 _MG_3559 _MG_3571

Share This Article
Leave a comment