Santa Casa de Colombo de portas abertas continua sob intervenção da Justiça

Ivan de Colombo

Amigos do Blog Ivan de Colombo, em virtude de vários questionamentos volto a pautar o caso da  Santa Casa de Misericórdia de Colombo. Só para relembrar, a Santa Casa está sob intervenção judicial desde o ano de 2005 devido às dificuldades financeiras que enfrentou ao longo dos anos.  Durante a disputa eleitoral de 2013 o tema dominou os debates entre os candidatos a prefeito. A antiga gestão que ficou 8 anos no poder preferia ver o hospital fechado, por outro lado a candidata na época Beti Pavin, que liderava as intenções de votos, tinha como uma de suas bandeiras reabrir o único hospital da nossa cidade.

Depois de eleita, todos os esforços foram feitos nesse sentido até que houve a liberação do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM, que autorizou a sua reabertura em três etapas: primeiro o ambulatorial, com consultas e exames especializados; depois as cirurgias, que seriam habilitadas quando os equipamentos estivesem devidamente instalados e as credenciais regularizadas; para, só então, o hospital reabrir integralmente.  Contando com a participação do governo do estado e do governo federal o hospital caminhava a passos largos para a sua reabertura total. Como dissemos, depois de reaberto a Santa Casa nunca mais fechou e continua atendendo seus clientes normalmente. A santa casa não pertence à prefeitura , ela é uma entidade particular e por isso continua realizando atendimento particulares e  através dos planos de saúde.

Na gestão da prefeita Beti Pavin, com aval da Câmara Municipal foi firmado um convênio com o hospital. Os repasses eram realizados conforme o contrato elaborado e assinado entre as partes. O municipio repassava os valores conforme os serviços eram prestados. Infelizmente conforme declarações da prefeita no video abaixo, a Santa Casa não consegue justificar perante a justiça o destino de Um Milhão de Reais referente aos quatro milhões que foram repassados para prestação de serviços de consultas e exames.  No entanto a justiça impede que a prefeitura continue repassando os recursos enquanto a administração da Santa Casa não comprovar o uso do dinheiro recebido. A pergunta é a seguinte: Porque os gestores da Santa Casa não fazem a prestação de contas conforme determina a justiça e o que há por trás disso.  Veja o que disse a prefeita na primeira Sessão Ordinária no início do fevereiro aos vereadores na Câmara Municipal de Colombo.

 

Share This Article
Leave a comment