A Prefeitura Municipal de Colombo, através da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã deste sábado, 13 de fevereiro, dando continuidade as ações já desenvolvidas no município contra epidemias, participou da campanha nacional de conscientização no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação teve início com a distribuição de panfletos educativos. A Secretaria da Saúde realiza essa força-tarefa em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Viação, Administração, Gabinete, Educação e Comunicação Social.
Os profissionais envolvidos, juntamente com militares da Aeronáutica foram divididos em grupos, em seguida realizaram visitas aos comércios e residencias, divulgando a campanha e distribuindo material educativo de prevenção e combate aos focos de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da febre chikungunya e da zika, uma nova doença relacionada ao surto de microcefalia no país. O vírus Zika provoca dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.
Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. A grande preocupação, no entanto, é a relação entre o Zika em gestantes e a ocorrência de malformações congênitas como a microcefalia. Em Colombo as 23 Unidades Básicas de Saúde do município estão abertas, de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17h, sendo referencia na prestação de informações e esclarecimentos à população sobre esta e quaisquer outras campanhas. O secretário Fernando Aguilera disse que ” O combate ao mosquito tem que ser continuo, essa é a unica maneira de combate-lo”, disse o secretário.