Um modelo sonhado e realizado por Leonel Brizola,as escolas integrais foram primeiro implantadas no RJ, onde receberam o apelido político de “brizolões”. Os governos que sucederam-se, transformaram o projeto em algo de somenos importância. Vê-lo resgatado em um governo municipal psdebista, é curioso, mas, por se tratar de uma administração só um pouco mais distante da fúria da desconstrução social própria desse partido, podemos dar um crédito. Dois, quem sabe. Primeiro que seja construído em tempo hábil e de maneira totalmente lícita. Seja fiscalizado permanentemente sem obstrução oposicionista meramente política.
Segundo crédito que seja inaugurado, não como uma obra concluída mas, como um projeto social de alta relevância, funcionando. Não vamos inaugurar um prédio. Não deve ser somente uma placa intencionalmente eleitoreira,e má intencionada.Nesse caso se destacaria que o projeto é bancado pelo governo municipal.
Isto posto, falemos do que representa um colégio desse modelo.Especialmente em uma cidade pousada, ele surge como a melhor de todas as ideias para dispensar cuidados aos filhos do cidadão colombense que sai para o trabalho e os deixa a mercê da rua infecta.Em uma escola assim se poderá desenvolver diversos aspectos da educação, concorrentes para a formação cultural. Ali se terá alimentação (não é em SP) se despertará através de processos pedagógicos as melhores vocações de cada criança.
Quando esse projeto estiver funcionando muito bem, como pode ser, é dever do cidadão protegê-lo da depredação, do abandono da administração pública, e, principalmente proteger os funcionários trabalhadores ali, denunciando ações de vandalismos e agressões a eles. Jamais se construirá algo bom para a sociedade sem a participação dela.
E dever cidadão, estar ao lado daqueles que nos prestam serviços importantes, para garantir a continuidade desses serviços. Elogiar suas condutas, denunciar seu abusos. Depois de tudo, exigir que sejam construídas escolas assim, tantas quantas necessárias forem. Um em cada bairro. Isso seria a proliferação de um progresso cultural sem precedentes nesse município.
Vamos ver como será.