Nova Unidade de Saúde no bairro São Gabriel começa a ser construída

Ivan de Colombo
Nos próximos anos outras três unidades serão implantadas nos bairros Osasco, Moinho Velho e César Augusto. Estão iniciando as obras da nova Unidade Básica de Saúde que será instalada no bairro São Gabriel. A prefeita Beti Pavin lembrou da necessidade de aumentar a quantidade de Unidades de Saúde no município, para que o trabalho preventivo seja eficaz. Hoje ainda existe uma demanda reprimida, mas todo o trabalho desenvolvido pela equipe está caminhando para que muito em breve, este serviço seja revertido em prol da prevenção, fazendo com que os casos crônicos diminuam, melhorando a qualidade de vida do cidadão”, disse a prefeita.
A região com 28 mil habitantes, conta hoje com os atendimentos prestados na Unidade do Caic e depois de pronta, a nova US vai cobrir aproximadamente a metade disto. Segundo o coordenador do Departamento de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Welington Moretti, aproximadamente 12 mil pessoas serão beneficiadas com a obra. 
“Com a instalação desta unidade, 12 mil, dos 28 mil habitantes do bairro deixarão de frequentar o Caic, melhorando as condições e a qualidade do atendimento prestado. As duas US trabalharão num ritmo mais tranquilo, garantindo a atenção que cada paciente merece durante o atendimento, destacou Moretti.
Além desta, de acordo com o secretário da Saúde, Fernando Aguilera, Colombo ganhará outras três unidades de saúde nos próximos dois anos, nos bairros Osasco, Moinho Velho e César Augusto. “Em cada uma delas, a previsão é de que haja pelo menos três equipes da Estratégia Saúde da Família, trabalhando a prevenção contra doenças nos bairros”, explicou o secretário.
A estrutura
A US São Gabriel será instalada na rua José Dalprá, em um terreno de pouco mais de 2 mil metros quadrados, e terá área construída de mais de 620 metros quadrados. A unidade contemplará uma estrutura completa, com sala de recepção e espera, sanitários adaptados, masculinos e femininos, sala de preparo de pacientes, arquivo, sala de vacinas, sala de sutura e curativos, cinco consultórios simples, dois consultórios ginecológicos com sanitários, quatro consultórios odontológicos, sala de reuniões com sanitários, sala de inalação, depósito de materiais e equipamentos, farmácia, administração, sala d e estocagem de materiais esterilizados, sala de esterilização, sala de utilidades, deposito de material de limpeza, copa e vestiário para funcionários. A previsão é de que no final de 2015 a US esteja atendendo os moradores da região.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
www.colombo.pr.gov.br

Praça de Artes e Esportes está com 50% dos serviços realizados
Previsão é de que o Centro de Artes e Esportes Unificados seja entregue no próximo mês de agosto. O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) que está sendo construído no Jardim Eucaliptos, na rua Professora Otília de Souza, 855, encontra-se com 50% dos serviços executados. De acordo com o cronograma de obras, a conclusão está prevista para o próximo mês de agosto.
Para a prefeita Beti Pavin, esta implantação significa mais segurança. “Com a nova Praça, o bairro vai ganhar asfalto, meio fio, calçadas, mais iluminação e mais movimentação. Tudo isto resulta em mais segurança, além de que as famílias terão um local com atividades voltadas para todas as idades, destacou.Composto por um complexo de atividades culturais, de esportes e também de lazer, o local começou a ser edificado em julho de 2013 por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Colombo e o Governo Federal. O investimento para a implantação deste espaço é de R$ 2.191.743,22 milhões.
De acordo com o supervisor da obra e engenheiro da Secretaria de Obras e Viação, Valmir Soares da Silva, os blocos 1 e 3 estão em fase de acabamentos internos. “Estamos concluindo os detalhes destes prédios e a quadra de vôlei está com a cobertura metálica pronta”, informou.
Segundo o supervisor Silva, os trabalhos agora estão concentrados na demarcação da pista de caminhada para o início dos serviços de pavimentação. Posteriormente serão implantados uma pista de skate e playground.
Objetivo é a integração
A Praça terá pelo menos 11 mil m² de área total e o objetivo é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social. O local contará também com biblioteca, salas multiuso, auditório com capacidade para 60 pessoas e salas para atendimento do CRAS e um telecentro.
Share This Article
Leave a comment