POLICIA USA “BASE MÓVEL” PARA CORRER ATRÁS DE BANDIDO

Ivan de Colombo

GIROFLEX-211Todos sabemos que  a carreira policial traz consigo uma série de riscos, isso  é inquestionável. O que dizer quando esses homens e mulheres com o compromisso de defender a população mantendo a ordem e a segurança precisam correr risco de vida por falta de equipamentos de trabalho.  Para ter uma noção disso, basta dar uma olhada na mais recente publicação que traz dados sobre homicídios contra policiais, dentro ou fora de serviço. Lembrando que bandido mata quando percebe que a vitima  é policial, imagina uma policia sem estrutura.

 Vejo com preocupação a diminuição do número de viaturas nas ruas das cidades do Paraná. O reflexo é o  aumento do número de pequenos furtos a transeuntes e assaltos a residencias, como já está acontecendo em Colombo. Não é culpa da policia, mas da falta de estrutura de trabalho que aos poucos o governo do estado vem fechando os olhos para a segurança colocando em risco a população do Paraná. Muitos de nossos policiais são pais e mães de famílias que deixam seus filhos em casa sem saber se voltarão.

Quando vemos os policiais atendendo uma ocorrência, imaginamos que estão bem armados e protegidos para enfrentar o crime, na realidade  eles estão expondo a própria vida para nos defender, principalmente os policiais militares, eles correm cerca de três vezes mais riscos de serem assassinados do que os demais componentes da sociedade. Esse risco aumenta porque nos últimos anos eles estão mais vulneráveis pela falta de equipamento de trabalho, enquanto muitos ainda usam um revolver 38 o bandido já está com uma metralhadora nas mãos. Outra denuncia grave que a imprensa vem noticiando a nível nacional, é que os coletes a prova de balas que deveriam proteger os policiais, em muitos casos estão vencidos. Como que nós cidadãos podemos exigir algo a mais destes homens se em tese nem eles estão protegidos e para nos proteger precisam sacrificar a própria vida. Como estão os coletes a prova de balas que a policia Militar do Paraná estão usando ? Isso precisa ser verificado.

Muito já se falou no ano passado em relação a falta de viaturas, parece que isso já começou a acontecer aqui no Municipio de Colombo, onde em certos casos até o  veiculo  adaptado para ser uma ” Base de Módulo Móvel ” vem sendo usado para perseguir bandidos, sem contar que dentro dele não existe condições de segurança para transportar mais de dois policiais. Chega ser cômico na falta de viaturas ver os policiais correrem atrás de bandidos com uma unidade móvel, e diga-se de passagem, eles são verdadeiros heróis.

Além da falta de viaturas reclamada em todo Estado,  ainda tem um grande problema que precisa ser verificado urgentemente, realizar uma revisão periódica nas poucas viaturas que estão rodando, principalmente porque o acumulo de tarefas danificam freios e amortecedores que pode colocar em risco a vida dos policiais.

Ainda não falamos do fator financeiro que também precisa ser melhorado, até pouco tempo a classe esperava pelo plano de carreira dos soldados e o concurso para cabos e sargentos que a muito tempo não acontecia. A culpa não está nos comandantes, pois eles também são subordinados. A responsabilidade de assegurar a segurança dos cidadãos paranaenses  é do Sr. governador Beto Richa, pois segurança é dever do Estado.

Share This Article
Leave a comment