Ontem, um jovem de 16 anos resolveu assassinar a facadas a própria tia, um crime bárbaro, mas é apenas mais um que surge no ranking dos crimes violentos praticados por menores de idade em nosso país.
Seria a falta de uma estrutura familiar ? Ou o responsável foi realmente motivado por um jogo violento ?? Segundo especialistas o jogo GTA teria estimulado o menor a praticar o crime. De resto, a participação de menores na venda de drogas e roubos, é cada dia mais comum e deixa um “rastro de morte”. É tempo de pensar o que é que havemos de fazer para o futuro da juventude. Não estou aqui apontando de quem é a culpa, mas reforçando o pedido para que haja mudanças na Lei que trata da responsabilidade dos menores de idade, ou estaremos sempre a lamentar os crimes praticados por eles.
Presidio de Pedrinhas no Maranhão |
Recentemente um outro erro foi cometido no Brasil, um controle de armas que serviu apenas para desarmar a população, a mesma Lei não foi capaz de desarmar os bandidos. Se o controle de armas resolvesse, não teríamos tantos crimes por arma de fogo e superlotação em presídios.
Os presídios e cadeias é “padrão Brasil”, local onde não educa, mas possibilita a existência de um” tribunal paralelo” que decide quem vive e quem morre.
O que fazer então para diminuir a criminalidade no Brasil se as cadeias e presídios são verdadeiras escolas do crime ??
A arma de combate a criminalidade nesse país poderia ser a mudança na legislação de armas, mudanças na distribuição de renda per capita, diminuição da pobreza, educação qualidade, acesso a moradia. diminuição do desemprego e valorização do salário dos trabalhadores.
Proibir o cidadão honesto de portar uma arma não acaba com a violência, apenas o torna mais vulnerável ao ataque. Condenar os criminosos e coloca-los nas nossas prisões apenas contribui para a sua profissionalização criminal.