Na data de hoje, 21 de Fevereiro, se comemora em todo o território nacional do Brasil o “Dia do Imigrante Italiano”, segundo estabelece uma lei aprovada pelo Congresso Nacional no dia 8 de maio e sancionada dia 2 de junho de 2008 pelo presidente da República em exercício, José Alencar. A criação de um dia específico para homenagear os imigrantes é o reconhecimento oficial do Brasil pela grande contribuição do Povo Italiano para o progresso do nosso País. O Blog Ivan de Colombo parabeniza a família Italiana colombense e nós também fazemos parte dessa história da colonização Italiana, somos da família Giassi e Molleri.
O MUNICÍPIO DE COLOMBO
No final do século XIX, as terras das sesmarias do Palmital, Capivari e Timbu e os quarteirões do Ribeirão das Onças, dos Veados e do Butiatumirim, localizados nos arredores de Curitiba, serviram para a instalação de imigrantes estrangeiros. Nesse contexto, foi o quarteirão do Butiatumirim que primeiro recebeu aqueles que seriam os responsáveis pela construção do Município de Colombo.
Esse marcante acontecimento se deu no mês de setembro de 1878, quando as terras do Butiatumirim deram lugar a Colônia Alfredo Chaves, ao receber um grupo de imigrantes vindos do Norte da Itália, região de Veneto, composto por 162 colonos: 48 homens, 42 mulheres, 42 meninos e 30 meninas. Estas primeiras famílias chegaram a Paranaguá em 1877, chefiadas pelo Pe. Angelo Cavalli, e se estabeleceram em Morretes, na Colônia Nova Itália. Porém, em 1878, abandonaram o litoral e subiram a Serra do Mar, em direção a Curitiba, onde formaram a Colônia Alfredo Chaves.
Na década de 1880 foram criadas mais 4 colônias, todas compostas por imigrantes italianos: a Colônia Antonio Prado – 1886; a Colônia Presidente Faria – 1886; a Colônia Maria José – 1887 (atualmente município de Quatro Barras); e finalmente a Colônia Eufrazio Correia – 1888 (atualmente Bairro do Capivari). Porém, a Colônia Alfredo Chaves se destacou e logo assumiu o papel de Vila.
Em 5 de fevereiro de 1890 foi instalado o Município de Colombo, nome escolhido como homenagem ao descobridor das Américas – o italiano Cristóvão Colombo.