A Câmara de Vereadores de Colombo, aprovou ontem a Emenda Aditiva ao Projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias do Município de Colombo para o exercício de 2017 que vai gerir recursos para a construção do Parque Linear do Rio Palmital no bairro Guaraituba.
O projeto com quase 15 anos, nasceu na ex-gestão da atual prefeita Beti Pavin em 2004. Em 2005 teve inicio as obras e recursos foram aplicados nos serviços de desassoreamento do rio, relocação de moradores que ocupavam irregularmente o local e construção de equipamentos. Os recursos estavam garantidos após a prefeita ter firmado um convenio com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Governo do Paraná que aplicaria 80% dos recursos e os outros 20 % seria de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Colombo.
Infelizmente o seu sucessor, oposição na época, segundo a prefeita não teve interesse em dar continuidade a obra e tudo o que foi investido acabou se perdendo, inclusive novos invasores se alojaram no local. “A antiga administração esqueceu que o Parque Linear não era uma obra da Beti, mas do povo de Colombo. Eles não deram continuidade nas obras e inclusive não renovaram o convênio com o governo do Estado”, diz a prefeita
O Parque Linear do Rio Palmital, só não foi realizado nessa gestão, devido os grandes gargalos e necessidades encontrados na área da saúde, educação, saneamento básicos e mobilidade urbana. Esta ultima, foi um grande desafio para poder tirar as ruas e avenidas dos buracos. O Parque está prestes a se tornar uma realidade e contará com recursos que fazem parte do orçamento de 2017, e sem dúvida uma ótima opção de lazer para as famílias que hoje sentem essa carência na região, principalmente para os passeios no final de semana e um local onde as crianças possam brincar. Os vereadores de oposição Anderson Prego e Hélio Feitosa parabenizaram a atual administração e votaram a favor da emenda. Também os vereadores de base Givanildo da Silva e Nivaldo JNP, fizeram questão de justificar a importância doa obra para a região que será atendida entre a Estrada da Ribeira até a BR-116.
O parque ainda contará com uma pista para caminhada, para correr e bancos para passar um tempo com a família ou amigos. Bem localizado e de fácil acesso, será um ótimo local para passar momentos de diversão e descanso. A construção do parque será mais um ponto turístico e poderá impulsionar o comércio no local. Além dos atrativos como uma ampla área verde, a sua área de lazer com canchas esportivas, academias ao ar livre e parque para crianças em toda a sua extensão, estarão a disposição dos colombenses e turistas que visitam Colombo.
O Parque Linear do Rio Palmital, será um dos maiores parques da região metropolitana de Curitiba. O Secretário de Meio Ambiente Evandro Busato disse “A construção do Parque Lineal Palmital, encontra-se em uma Áreas de Preservação Permanente