Você conhece em sua cidade vereadores que cobram ” propina ” para poder aprovar matérias de interesse da prefeita(o) ??? Isso é crime de corrupção passiva.
A conquista da liberdade durou apenas 16 dias para dois dos dez vereadores de Caruaru, presos no mês passado acusados de cobrança de propina para votar projetos do Executivo.
ENTENDA O CASO.
Pois é… Na cidade de Caruaru, Pernambuco, 10( dez) vereadores foram presos no mesmo dia, 18 de dezembro de 2013. Motivo: suspeita de cobrar propina para aprovar matérias de interesse do prefeito. Uma delas seria a autorização legislativa de financiamento para implantar moderno sistema de transporte coletivo.
Com uma investigação sigilosa e eficiente. Durante seis meses, a Polícia Civil de Pernambuco realizou a “Operação Ponto Final”, colheu 37 depoimentos, obteve 763 horas de gravação, entre intercepções telefônicas e intercepção ambiental de áudio e vídeo. O trabalho investigativo teve o apoio do Ministério Público e autorização da Justiça. No caso da aprovação do financiamento, a grana chegaria a R$ 2 milhões. O total do empréstimo a ser concedido à prefeitura de Caruaru pelo Banco do Brasil é de R$ 250 milhões.
O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, José Fernando dos Santos, que mandou prender dez dos 23 vereadores de Caruaru, determinou o afastamento por 180 dias do exercício do mandato e, na mesma sentença, o cancelamento da votação que aprovou a operação de crédito. Os vereadores acusados negam tudo. E tentam, agora, derrubar a perda provisória do mandato, alegando falta de provas… É sempre assim. Ainda hoje, apesar da transparência do exaustivo julgamento da Ação Penal 470, no Supremo Tribunal Federal, os mensaleiros batem no peito, erguem o punho em gesto de luta, como se fossem heróis!
Isso serve de exemplo !!!. Basta dizer que “alguns prefeitos estão pedindo este tipo de investigações em seus municípios”, declarou o delegado Salustiano Albuquerque, da Polícia Civil de Pernambuco. E se a moda pega, hein?
Foram presos no dia 18 de dezembro os vereadores: Jadiel Nascimento (PROS), Sivaldo Oliveira(PP), Val das Rendeiras (Pros), Cecílio Pedro (PTB), Val (DEM), Louro do Juá (DEM), Eduardo Cantarelli (SDD), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB) e Jajá (PPS)
Fonte: Diário de Pernambuco
Fonte: Diário de Pernambuco