OPINIÃO DO BLOG SOBRE A POLITICA EM COLOMBO !!

Ivan de Colombo

Estamos em pleno ano eleitoral e a cada dia que passa novos nomes surgem no cenário político. Quem está fora quer entrar e quem está dentro não quer sair… Por quê será ?? O ” reboliço vai ser grande”. Os novatos estão em plena atividade, mas para quem já ocupa um cargo eletivo e conta com um eleitorado cativo , dizem que ainda é cedo para se preocupar com a reeleição. Será ??
Os que não concordam com essa tese, já promovem um “vai e vem ”  pelo interior do estado, tem cidade que está com  congestionamento de políticos. Nos próximos meses vai sair candidato até pelos ralos das prefeituras.

E o governador ??
Esse não é bobo, e já bateu de porta em porta das prefeituras do interior e região metropolitana de Curitiba.
Para poder atender as necessidades dos prefeitos, deveria levar o Palácio Iguaçu “nas costas” e em sua bagagem  uma comitiva recheada de recursos para poder atender os prefeitos que estão com “o pires na mão e a panela vazia” a muito tempo. Menos Pinhais que se alimenta do ” favo de mel ” do PT.

Mas qual é a força que os prefeitos tem nesse momento?? 
 A ideia que se tem é que no último ano acontecem milagres  e até sobram recursos, e de uma forma desesperada, buscam os velhos parceiros esquecidos na prateleira do último período eleitoral. Para o eleitor consciente, resta se convencer que a politica é um mal necessário e torcer que a maioria não façam suas escolhas em quem tão somente atacam seus adversários ou que possuem  um discurso bonito. Inclusive o governador não pode exigir muito, pois ao meu ver  fez muito pouco por Colombo. 
Mas em Colombo como vai ser ??
Isso nem o bruxo Chik Jeitoso é capaz de prever, pois foi um ano pré-eleitoral muito complicado, um ano onde a prefeita teve poucos recursos para investir em obras e valorização do funcionalismo, pegou uma prefeitura ” mal das pernas”, abarrotada  de funcionários e muitos problemas financeiros, inclusive nem crédito na praça existia.

Passado esse ano onde serviu para colocar a casa em ordem e dar prioridade as necessidades mais urgentes, como por exemplo: obras de combate a enchente e acabar com a buracolândia, é grande a  expectativa que o  segundo ano de mandato  possa  fazer a diferença. Em relação as obras de combate a enchentes, mais de 90 % dos pontos de alagamentos foram resolvidos “com recursos próprios”,  poderia ser mais, mas os recursos externos  não passaram da ponte do Rio Verde. 
Em virtude disso, acredito que  muitos deputados não terão coragem de pisar em solo colombense, “a não ser se passarem óleo de peroba na cara”. Acredito que nem com “pé de arruda” consigam passar.
Em que direção irão os vereadores ?? É complicado… vejo que podemos ter um divisão entre os 21, será difícil mante-los unidos, mas o bom senso diz que não podemos trocar o certo pelo duvidoso, nesse caso o caminho certo é seguir com a prefeita por mais 3 anos, em vez de apostar todas as fichas em uma candidatura que esteja do lado oposto. Pelo menos o bom senso recomenda isso. Os vereadores de oposição devem seguir unidos, podendo perder um aliado em 2014. Nesse bloco pelo menos dois serão candidatos a deputado. É uma pena que Colombo pode  não eleger nenhum deputado, pois teremos no mínimo  12 candidatos a deputado Estadual, a chance maior está para quem disputar uma cadeira para federal. 
Share This Article
Leave a comment