Durante todo o mês de novembro foram promovidas ações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue. Em Colombo, a programação contou com atividades realizadas pelo Programa Nacional de Controle à Dengue (PNCD), departamento da Secretaria Municipal da Sade.
Neste período, foi realizada a intensificação das fiscalizações rotineiras, desenvolvidas por agentes do PNCD, que visitaram 32 localidades da cidade, separadas por regiões, tanto na área urbana quanto na rural, para conversar com os moradores, conscientizando sobre os principais cuidados para evitar a doença.
Além disso, há cada 15 dias, são promovidas vistorias em todos os estabelecimentos e pontos estratégicos como são conhecidos os pontos mais suscetíveis ao aparecimento do principal vetor da Dengue, o mosquito Aedes Aegypti, como: borracharias, ferro velhos, entre outros.
De acordo com a secretaria da Sade, Dalimar de Lucca Moreira, aproximar os moradores das ações de combate à Dengue é um aliado no sucesso das práticas realizadas. “Mostrar para os cidadãos, que através dos cuidados que eles têm na própria residência, se consegue diminuir muito o problema é de suma importância”, defende a secretária.
Outra ação que está sendo realizado pelo PNCD de Colombo é a entrega de material didático e educativo para alunos das escolas municipais, que contém informações sobre a prevenção da Dengue. O coordenador do PNCD, Marcos Magaldi, explica como funciona esta iniciativa.
Os agentes do Programa vão até as escolas e entregam o material aos diretores, que encaminham para os professores e estes, por estarem mais próximos aos alunos, comentam e passam os ensinamentos, seja através do próprio conteúdo de ciências ou com dicas e orientações, e eles acabam levando isto para os pais”, explica.
De acordo com a aluna Luana Vitória, estudante do 3ºano, da Escola Municipal Arlindo Andretta, o folder ajudou muito a entender como simples cuidados podem evitar o aparecimento da Dengue. “Deixar a caixa da água tampada e não deixar água parada nos vasos das flores ajudam a evitar que o mosquito da Dengue apareça”, conta a menina.
Outra iniciativa da secretaria da Saúde foi a realização do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), que aconteceu nesta segunda e terça–feira, dias 25 e 26, na Regional Maracanã, para orientar e renovar o conhecimento de funcionários da pasta com palestras e discussões sobre Dengue e Tuberculose. Além de reforçar a importância da Atenção Básica no Controle ao Aedes Aegypti.