A Guarda Municipal de Colombo, através de denúncias repassadas pela população, deteve três elementos que realizavam pichações no Terminal Guaraituba, entre os elementos um menor de idade protegido por lei que não inibe a pratica de crimes. Os acusados após serem reconhecidos como sendo os autores do vandalismo, foram encaminhados até a Delegacia do Alto Maracanã. Além do terminal, dois ônibus foram pichados. Os infratores ociosos como de praxe assinam um termo circunstanciado e ficam liberados.
O grande problema é que a maioria destes indivíduos não contam com passagem pela Polícia e isso acaba facilitando a liberação dos mesmos. A pichação não é uma manifestação artística como ´por exemplo o grafite que aparece nessa foto(imagem do muro), mas uma pratica de vandalismo que precisa ser combatida com leis mais severas. O prejuízo causado e a poluição visual da cidade, pode ser visto a olho nu em placas de trânsito, paradas de ônibus, semáforos, muros e fachadas de bens públicos e particulares.
Combater o vandalismo depende de uma ação mais regida do poder público e o apoio da sociedade. Apesar de Colombo manter em alguns pontos da cidade câmeras de vigilância e um policiamento ostensivo que conta com o apoio da Guarda Municipal, não há com fazer ainda uma cobertura total, por isso é importante a participação dos cidadãos. Uma prova que essa pareceria funciona foi a identificação do trio que estava agindo no Terminal Guaraituba. Agora é possível identificar através dessa marca do grupo deixada no muro, os outros locais onde onde causaram prejuízos com o ‘quebra-quebra’ em instalações sanitárias e bebedouros.
Outro tema que precisa ser novamente registrado é o roubo de placas de trânsito, as favoritas são as placas de Pare e Pedestre, segundo informações que já são de conhecimento de algumas autoridades, essas peças são guardadas como troféu pelos jovens infratores e enfeitam as paredes dos quartos onde moram.
Parabéns a Guarda Municipal de Colombo por estar combatendo o vandalismo que causa enormes prejuízos ao patrimônio público da cidade e as propriedades particulares.
Na próxima matéria sobre vandalismo, iremos mostrar as diversas ações que vem sendo desenvolvido pelo vereador Issa, no combate ao vandalismo e recuperação de áreas de lazer.