Após cumprir a primeira etapa de sua reabertura firmado através do Termo de Ajuste de Conduta-TAC, com o Conselho de Medicina do Paraná- CRM, que previa a liberação de procedimentos ambulatoriais, a Santa Casa de Colombo já está liberada para a realização de cirurgias eletivas conforme previa à fase II . O anúncio foi feito ontem(07) pela prefeita de Colombo Beti Pavin, na ocasião da visita do Ministro da Saúde Ricardo Barros, na Santa Casa de Colombo, onde anunciou a liberação de 10 leitos de UTI. O CRM confirmou a liberação através do Ofício n.º 063-20017, encaminhado ao Diretor Técnico da santa Casa. ” O Hospital Santa Casa de Colombo, está habilitado a realizar CIRURGIA AMBULATORIAL E DE PEQUENO PORTE, EM REGIME DE INTERNAÇÃO DE HOSPITAL-DIA”, diz o comunicado. (A Santa Casa de Colombo está interditada desde 11 de janeiro de 2012).
Segundo o Diretor Geral da Santa Casa Diogo Vasconcelos, na próxima semana já será possível a realização dos procedimentos. As pessoas que estão na fila aguardando por cirurgias eletivas, serão encaminhamentos pelas Unidades de Saúde mais próxima da residência dos pacientes, de onde as demandas são direcionadas para a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, onde sairá a liberação.
Para finalizar a interdição ética por completo, a última fase contemplará abertura do pronto-atendimento e UTI. Atendendo a todos os requisitos necessários a Santa Casa estará completamente reaberta como hospital. O Ministro da Saúde Ricardo Barros, disse após divulgar a liberação de 10 leitos de UTIs, que o Hospital da Santa Casa de Colombo é um sonho que está se tornando uma realidade e citou a prefeita Beti Pavin como a grande idealizadora desse processo de reabertura.