Vacinação contra a Polio começa neste sábado, 08. |
Acontece a partir deste sábado, 08, o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil (Poliomielite). Em Colombo, a estimativa é imunizar até o dia 21 de junho, data final da campanha, 15.947 crianças, na faixa etária de seis meses e menores de cinco anos.
Faixa etária que deve receber a dose é de seis meses e menores de cinco anos |
As 21 Unidades de Saúde do município estarão funcionando das 8h às 17h, neste sábado e demais dias da semana para atender a população. A enfermeira coordenadora do Programa de Imunização de Colombo, Mirian Costa Chiaverini, relata que após três décadas e meia, o Ministério da Saúde trouxe modificações quanto a idade das crianças a serem convocadas.
Ela explica que, antes não era exigida uma idade mínima para participar da campanha. Hoje, a determinação é que a vacina seja aplicada somente em crianças maiores de seis meses de idade. “Além da imunização contra a poliomielite, as crianças poderão aproveitar a oportunidade para atualizar as doses de outros tipos de vacina, por isto é importante que os pais ou responsáveis não esqueçam a carteira de vacinação. A única restrição é, se a criança estiver com algum tipo de infecção aguda ou apresentar febre acima de 38ºC”, informa.
PARALISIA INFANTIL
Para receber a imunização pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação. |
A paralisia infantil, também conhecida por Poliomielite, é causada por um vírus que atinge principalmente crianças de até cinco anos de idade. Ela é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e a possibilidade de paralisia. A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a doença e a incidência de efeitos colaterais é extremamente raro.
De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no Brasil foi no ano de 1989. Mesmo assim, o órgão adverte que as Campanhas de Vacinação com o objetivo de erradicar a doença devem continuar, já que em 2011 e 2012, alguns países registraram casos da doença. Neste ano, de 2013, até o último dia 22 de maio, foram registrados 32 casos, oito no Paquistão, 22 na Nigéria e dois no Afeganistão.