Curso de cabeleireiro |
Com a principal proposta de reduzir a desigualdade social, a Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da secretaria da Ação Social e Trabalho, através do Programa de Qualificação Profissional – Estação do Ofício, capacitou neste primeiro semestre de 2013, cerca de mil pessoas para o mercado de trabalho, formal e informal.
Curso de manicure e pedicure. |
De acordo com a secretária da Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, estão sendo realizadas de forma sistemática, 111 oficinas, com carga horária de curta e média duração, distribuídas em seis Centros de Referência e Assistência Social – CRAS e em 29 Centros de Convivência do município.
Entre os cursos profissionais e ocupacionais, estão manicure e pedicure, cabeleireiro, doces e salgados, corte e costura, pintura em tecido, biscuit, decoupage em madeira, EVA, informática básica e excel, inicialização à música e, geração de renda, quando são confeccionados artesanatos em geral.
Curso de pintura em tecido. |
A secretária acrescenta que o programa cumpre dois grandes objetivos. O primeiro, trata-se de efetivar vínculos familiares e comunitários através de ações pro- ativas de cada cidadão em relação ao gerenciamento de sua vida afetiva, social e econômica. O segundo, almeja a capacitação profissional e o preparo para o mercado de trabalho. “Através dos nossos cursos é possível promover interação entre gerações, onde toda família é amparada, instruída e encaminhada”, afirma.
A coordenadora do programa no município, Terezinha Trevizan, relata que o público alvo são jovens a partir de 14 anos, e famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, indivíduos com baixa escolaridade e necessidades especiais, ou que pertencem aos programas sociais do município.
“Para cumprir o nosso objetivo que é oferecer melhores condições de trabalho à população, nossas vagas são priorizadas ao público considerado em vulnerabilidade social, porém, todos os cidadãos interessados têm direito a fazer a inscrição”, argumenta.
Curso de informática básica. |
Terezinha esclarece que os cursos acontecem em dois períodos do ano, no primeiro e segundo semestre. No próximo mês de julho, será realizado a formatura destes alunos que iniciaram os cursos no último mês de fevereiro.
META
Através de cursos e oficinas artesanais, a coordenadora afirma que a meta é qualificar 3% da população colombense no decorrer do ano de 2013. Segundo ela, os cursos fazem a diferença na comunidade, porque possibilitam desenvolver habilidades exigidas no mercado de trabalho, e ocasiona melhorias socioeconômicas da população e inserção social por meio do trabalho. “A proposta desta administração é promover a redução da desigualdade social, porque sabemos que é um passo importante na construção de uma sociedade democrática e igualitária”, afirma.
Ana Maria Borges da Silva, foi aluna do curso de cabeleireira e manicure. Atualmente faz parte do programa e ministra aulas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no bairro Guaraituba, e também na Associação Paranaense de Integração e Orientação de Ofícios, na Vila zumbi dos Palmares.
Antes desempregada, e o esposo como cobrador de ônibus, Ana Maria conta que, na época em que se profissionalizou, as condições financeiras do casal a impedia de fazer qualquer curso que não fosse gratuito.
Hoje, ressalta com orgulho, que possui duas profissões e se tornou independente. “Sinto-me realizada, e com certeza, o programa mudou a minha história”, expôs a atual professora do programa Estação do Ofício.