A primeira prestação de contas referente à atual gestão da prefeitura de Colombo, aconteceu no dia 27. A sessão, realizada na Câmara Municipal, apresentou os balanços financeiros da arrecadação e as despesas do município, referente ao primeiro quadrimestre de 2013.
Segundo a secretaria da Fazenda, o objetivo principal é dar transparência às contas da prefeitura, além de prestar informações sobre os investimentos realizados em cada secretaria nos primeiros quatro meses do ano. A apresentação dos balanços foi feita pela diretora do departamento de Contabilidade, Heloisa Valt.
O secretário responsável pela pasta, Márcio Strapasson, ressaltou a importância da participação da população, de instituições não governamentais e integrantes de segmentos organizados. “A audiência é pública e é concebida desta forma por que é de suma importância que a população participe. Assim todos poderão acompanhar os gastos e investimentos feitos, e, desta maneira, a gestão se dá partilhada, com a colaboração e a fiscalização de todos”, lembrou.
A prestação de contas
A audiência pública apresentou as contas deste primeiro quadrimestre, evidenciando toda a receita e os investimentos realizados. Foram apresentados os gastos com pessoal, saúde e educação. A legislação prevê que cada município invista, no mínimo, 25% do seu orçamento com educação. Colombo apresentou um investimento de 27% neste período, e na área da saúde, para a qual a legislação obriga investimento mínimo de 15%, Colombo investiu mais de 24% do orçamento, somente neste primeiro quadrimestre.
A prestação de contas deve acontecer a cada quatro meses, durante toda a gestão, em todos os municípios brasileiros, sempre com o acompanhamento do legislativo, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF.
Na sessão, realizada em Colombo, estiveram presentes a equipe da Administração, o secretário de Planejamento, Ângelo Betinardi, acompanhado dos técnicos do setor, técnicos e equipe de trabalho da secretaria da Fazenda e servidores das demais pastas da Prefeitura, para prestar eventuais esclarecimentos.
Márcio Strapasson destacou as dificuldades desta primeira prestação de contas. “Uma das grandes dificuldades que o município encontrou foi em relação à folha de pagamento, que acabou encerrando o exercício de 2012 com limite excedido. Coube então à nova administração, por força da lei, adequar esta situação ainda nestes primeiros quatro meses, o que exigiu um esforço grande, com relação aos demais gastos e investimentos”, destacou o secretário da Fazenda.
Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO
Assessoria de Imprensa e Divulgação