|
Nivaldo JNP |
|
Eurico Dino |
A Juiza Leticia Z. Portes, derrubou ontem a lei que aumentava de 13 para 21 o números de cadeiras de vereadores em Colombo. ESSA DECISÃO FOI UM BALDE DE ÁGUA FRIA em 8 vereadores eleitos. Para o nosso Blog isso não é surpresa, pois antes da eleição e depois do resultado final nós já havíamos alertado. Com essa decisão a presidência da Câmara ” cai no colo do PT”. Os dois Vereadores reeleitos que serão diplomados serão Nivaldo JNP e Eurico Dino.
Veja quem fica
1- Professora Michele 1859 votos
2- Nivaldo JNP 1857 votos
3- Hélio Feitosa 1752 votos
4- Marquinho Berlesi 1678 votos
5- Anderson Prego 1650 votos
6- Sidnei Campos 1643 votos
7- Sérgio Pinheiro 1606 votos
8- Eurico Dino 1344 votos
9- Renato Lunardon 1157 votos
10 -Vagner da Viação 1086 votos
11 – Doliria Strapasson 977 votos
12 – Pastor A. Batista 957 votos
13 – Gil Gera 701 votos
Veja a relação completa dos “viúva porcina” que o blog do Esmael escondeu – aqueles que foram sem nunca terem sido.
1- Waldirlei Bueno
2- Oliveira da Ambulância
3- Alan Tatoo
4- Clodoaldo Camargo
5- Ratinho
6- Renato da Farmacia
7- Luiz do LD
8- Pele
http://g1.globo.com/videos/parana/t/todos-os-videos/v/justica-anula-o-aumento-do-numero-de-vereadores-em-colombo/2264316/
VEJAS AS MATÉRIAS ANTERIORES:
Vai começar a eleição e ainda não sabemos se Colombo terá 13 ou 21 cadeiras para vereador no próximo ano. Existe uma briga na justiça e ninguém divulga, mas a Câmara de vereadores tem conhecimento. Será que todos os candidatos e presidentes de partidos sabem que poderemos continuar com somente 13 cadeiras???
Vejo com muita simpatia o fato de termos 21 cadeiras e não 13. Se for 13 cadeiras logo veremos aparecer nas redes sociais campanhas do tipo “faça uma nova história, não reeleja ninguém” ou “vote só em novas lideranças”. Fica só na simpatia, porque são campanhas ingênuas, sem a menor base para obter sucesso.
Hoje em Colombo, não está fácil a reeleição dos vereadores, a imensa maioria dos eleitores não querem reeleger ninguém e dizem que votam só em novas lideranças. A decisão de ficarmos somente com 13 vagas para vereador, vai fazer muitos desatentos subirem nas tamancas aos que defendem 13 cadeiras: Como é que teremos renovação sem as 21 vagas ??? Corremos até o risco de voltar os mesmos de sempre e as novas lideranças usadas somente para os ” macacos velhos se reelegerem !!!!!
A malandragem está nas regras do jogo eleitoral. No caso de 13 cadeiras, “se os macacos velhos não tiverem um belo curral de eleitores cativos, os votos das novas lideranças dentro do partido dele, mesmo não lhes sendo dados diretamente, são a cama na qual eles dormem.
Ainda assim não fica bem claro para os eleitores menos esclarecidos conseguir entender, por isso vamos mais fundo: os macacos velhos, para se reeleger, precisa que os macaquinhos novos se lancem à cata de votos que eles não teriam, mas que vão somar dentro da chapa. É assim que eles trepam nessa montanha de votos novos e aparentemente contra eles e fazem a festa.
Porém existe também quem defenda que no caso de termos apenas 13 vagas, apenas 5 ou 7 dos atuais 13 vereadores se candidatariam à reeleição e assim apenas dois ou três deles se reelegeriam.
Na condições de 21 cadeiras, será uma festa para os atuais vereadores que concorrerem à reeleição. A maioria das 21 cadeiras ficariam com os atuais vereadores. Tudo isso à custa dos votos dados para nenhum dos atuais vereadores, mas das lideranças novas. É a velha história da bucha de canhão: o ingênuo candidato principiante e seus igualmente inadvertidos eleitores fazem sem saber, por falta de consciência política e ignorância do processo eleitoral, a cama fofinha e recheada de grana pública na qual os macacos velhos roncam na boa. Certo mesmo é que dos 13 atuais vereadores, 3 não disputarão a reeleição: Onéias Ribeiro, Joel Cordeiro e Helder Lazarotto.
VERGONHA !!! COLOMBO PODE TER APENAS 13 CADEIRAS
Falar de espinhos ou de flores é uma opinião expressada de cada um…. Mesmo assim, é melhor arriscar-se que viver “a sombra do caminho” e por isso eu vou falar hoje da questão do suscitado aumento do número de vereadores em Colombo.
Acontece na próxima semana a decisão se teremos 13 ou 21 vereadores, mais uma vez Colombo perde a chance de ter uma Câmara independente, pois nos últimos anos tivemos apenas 13 vereadores, um número fácil de ser manipulado, basta oferecer parceria com o executivo e saber escolher bem o nome da presidência da Câmara e demais funções para ter o apoio da maioria. Não podemos admitir que seja ferido o direito democrático e a voz do povo nas urnas, sempre fui contra essa atitude arbitrária e anti-democrática de diminuir para 13 vereadores, independente de quem foi eleito seja oposição ou situação, pois os eleitos foram legitimados pelo voto e não por indicação.
Agora vamos pensar uma coisa, estamos há anos querendo mudanças de uma ideologia, e agora no momento de termos a chance de uma mudança , corremos o risco de nada acontecer. Quem ganha com isso? Quem perde? Se o aumento de cadeiras fosse comprometer os cofres públicos, eu até concordaria.
Não seria o momento para discutirmos o número de cadeiras, mas o interesse do povo que precisa de mais vereadores para poder fiscalizar os poderes Legislativo e Executivo.Seria hipocrisia dizer que teremos economia, pois nossa gente sabe, do mais humilde ao mais rico que Colombo arrecada muito e o que precisa é fiscalização no dinheiro que é investido. Isso não importa tanto??, o que precisamos é que os vereadores legislem e fiscalizem, ou seja, que cumpram o seu dever em defesa desse povo sofrido de Colombo, nada mais. Eu sou a favor de manter os 21 vereadores eleitos. E sou a favor de que se inicie um movimento em razão de exigir mais trabalho da câmara municipal em prol da comunidade. Isso é que tem que ser cobrado.
A quantidade de vereadores não irá aumentar o valor que hoje já existe disponível, o que importa é a qualidade, pois precisamos de uma Prefeitura e de uma Câmara ocupadas por pessoas que gostem da cidade, que trabalhem para o povo , mas tudo isso sem interesse financeiro.
É uma vergonha !!! A cidade precisa de mais vereadores e de pessoas competentes que sejam capazes de governá-la. É preciso também que a imprensa mantenha a população informada de tudo o que acontece nos dois poderes. A cidade de Colombo e o nosso povo precisam de uma mudança responsável e de respeito.