A grande carência do povo brasileiro é o problema do sistema de saúde, além da demora no atendimento , existe também as longas filas de espera. Os pacientes reclamam do atendimento na rede pública de saúde em todos os hospitais do país. Levantamento do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), comprova a insatisfação do brasileiro com os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS): apenas 28,9% dos entrevistados os consideram bons ou muito bons, enquanto 71,1% classificam o sistema como regular, ruim ou muito ruim.
Segundo a pesquisa, 58,1% das pessoas acham que a falta de médicos é o maior problema do SUS, seguido pela demora no atendimento em centros de saúde e pela dificuldade em marcar consulta com especialistas. Para conseguir marcar uma consulta o prazo chega a quase três mêses, nos postos de saúde, precisa chegar de madrugada para marcar consulta.
A lentidão no atendimento também é um problema da rede pública , pessoas morrem na sala de espera em casos de infarto. “O serviço é péssimo, algumas pessoas chegam a encaminharam para diversos hospitais, pois um manda ir e o outro de lá, mandaram de volta.
As reclamações dos pacientes refletem uma má gestão da saúde pública, a demora no Brasil não é anormal , poius nunca se têm certeza de que vão ser atendidas.
Faltam no país ações de prevenção e promoção da saúde para evitar que as pessoas cheguem a estágios avançados de doenças ou tenham que procurar diretamente os hospitais, a atenção primária é ineficiente em relação ao aumento populacional dos últimos anos. “Ela não se ampliou conforme a necessidade e foi desvalorizada. Além de não ser suficiente, tem infraestrutura precária”.
“Os médicos precisam ter condições mínimas de trabalho e salário justo, assim, poderiam trabalhar onde não há profissionais”.
O SUS ESTÁ NA UTI .