O 22º Batalhão de Polícia Militar trabalha de forma constante para manter a tranquilidade dos moradores de seus 13 municípios. Com o foco nas áreas mais turbulentas da unidade, a Patrulha do Sossego foi instituída neste ano para atender exclusivamente ocorrências que envolvam perturbação do sossego, do trabalho e da tranquilidade.
Diante o expressivo número de ocorrências dessa natureza, surgiu a necessidade de criar uma tropa especializada para tal finalidade, capacitando-os e tornando cada vez mais efetivo o trabalho policial. Ademais, esses policiais foram treinados para essas situações, visando prevenir e coibir o incômodo causado por aparelhos sonoros, pelos estabelecimentos comerciais irregulares e demais situações que tragam incômodo.
Apesar de poucos dias de atuação da patrulha, os resultados foram expressivos: 35 Termos Circunstanciados, 32 aparelhos sonoros apreendidos e 5 pessoas detidas.
Os policiais da Patrulha do Sossego orientam aos indivíduos que forem abordados nas ruas ou em suas casas que lhes tratem com civilidade, pois Perturbação do Sossego é uma contravenção penal, em que cabe flagrante de delito independente de representação ou de horário, ou seja, não tem horário permitido para som alto nem precisa de uma outra pessoa representar contra o infrator. Além do mais, caso haja resistência, desacato ou desobediência o indivíduo responderá não só pelo delito de Perturbação do Sossego ou Tranquilidade, mas também pelos crimes contra o Servidor Público.
Portanto, os resultados obtidos são oriundos da conciliação entre a gestão estratégica do 22º Batalhão e o desempenho coletivo dos policiais da unidade, sempre atuando de forma efetiva no combate à criminalidade e às contravenções. Fotos e divulgação 22º Batalhão